Luciano Oliveira - [email protected]

Espaço Saúde do Idoso: a consulta de Geriatria

0A Geriatria é o ramo da Medicina que se dedica ao estudo do idoso e do processo de envelhecimento. Basicamente, há três motivos que levam um indivíduo a uma consulta geriátrica. Primeiramente, a prevenção: orientações sobre como envelhecer de forma saudável. Outro motivo é o acompanhamento do processo natural de envelhecimento, onde tem importância a orientação sobre prevenção de neoplasias e de doenças infecciosas, através da atualização do calendário de vacinação. E o terceiro é o acompanhamento de doenças nessa fase da vida, como as demências, doenças osteoarticulares, como osteoporose e osteoartrite, hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

O médico geriatra preocupa-se com todos os aspectos da saúde do idoso e, em sua consulta, além de abordar as queixas do paciente e familiares, avalia o uso de medicações e as possíveis interações medicamentosas, hábitos de vida e fatores de risco, doenças pré-existentes, qualidade do sono, alimentação, cognição, funcionalidade, aspectos psicológicos e sociais do paciente. A cognição é aquilo que se relaciona ao conhecimento, e encontra-se alterada em algumas doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer. Na avaliação cognitiva realizam-se testes de memória, linguagem e de outros domínios cognitivos com o objetivo de diagnosticar déficits que possam ser preditivos de alguma demência. A funcionalidade relaciona-se à autonomia e independência, ou seja, a capacidade do indivíduo de escolher e executar.

Um dos objetivos do acompanhamento geriátrico é preservar ao máximo a funcionalidade do idoso e, nos casos em que haja algum grau de dependência, estabelecer, juntamente com uma equipe multidisciplinar, um plano de reabilitação para que o idoso seja capaz de administrar sua própria vida e cuidar-se sozinho.

Por ser uma consulta mais longa, orienta-se que os pacientes venham acompanhados de um acompanhante, para auxiliá-lo na memorização das orientações, e de que ambos disponham de tempo para uma consulta tranquila e proveitosa.

00 NEURO

 

Esta foi uma de dica de saúde da Dra. Ana Laura Carvalho Leite Medeiros, Médica Geriatra da Neuro Clínica – www.neuroclinicanatal.com.br – (84) 3202-2040.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade