Luciano Oliveira - [email protected]

Durante o evento, também foram celebrados acordos de cooperação com instituições de ensino superior

Esmarn lança pedra fundamental da unidade em Mossoró e celebra acordos de cooperação

Evento está inserido nas comemorações dos 136 anos da abolição da escravatura em Mossoró

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) realizou, na manhã de sexta-feira, 27, o lançamento da pedra fundamental da construção de sua sede regional em Mossoró, a Esmarn Oeste. A unidade será instalada como um anexo do Fórum Doutor Silveira Martins e tem como principal objetivo beneficiar magistrados e servidores de toda a região Oeste, além de trazer ganhos à população local. A iniciativa vai ampliar a oferta de cursos e eventos nas Coordenações Regionais de Caicó e Pau dos Ferros.

“A Esmarn Oeste oportunizará cursos de capacitação para servidores e magistrados. Registramos a participação também da sociedade, desde advogados, maçonaria e jornalistas, de maneira representativa”, afirmou o diretor da Esmarn, desembargador Saraiva Sobrinho.

Durante o evento, também foram celebrados acordos de cooperação com instituições de ensino superior. Saraiva Sobrinho destacou que o momento proporciona, além de tudo, um encontro entre as academias: uma formadora de juízes e outra de bacharéis, a exemplo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), produtora de, pelo menos, dez juízes formados por essa universidade.

Para o juiz Cleanto Pantaleão, coordenador administrativo da Esmarn, o lançamento faz parte da preocupação da gestão do desembargador Saraiva Sobrinho com a interiorização da Escola, além de trazer afinidade com outras instituições.

“Essa pedra fundamental é um marco histórico e propiciará uma nova vertente entra magistratura e academia, promovendo aperfeiçoamento de todos os profissionais de Direito desta região”, afirmou. o magistrado Patrício Lobo, coordenador regional da Esmarn. Ele ressaltou que a comarca de Mossoró abrange mais de trezentos servidores, além dos estagiários, e acrescentou que é preciso ter uma interlocução constante entre o Judiciário e as universidades.

Acordo de cooperação

A Esmarn firmou acordo com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), a Uern – Mossoró e com Faculdade Unirb – Mossoró. O objetivo é aproximar os alunos da graduação em Direito do judiciário potiguar.

“Assinamos hoje diversos acordos de cooperação com instituições de ensino superior. Mossoró é uma cidade universitária, que congrega diversas instituições de ensino e o objetivo é garantir a aproximação com elas”, ressaltou o juiz Cleanto Pantaleão.

O lançamento da pedra fundamental está inserido nas comemorações dos 136 anos da abolição da escravatura em Mossoró. O município comemora, no dia 30 de setembro, a libertação dos escravos ocorrida em 1883 – cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil.

 

Participaram do evento o desembargador Saraiva Sobrinho; a governadora Fátima Bezerra (PT); a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP); o juiz Cleanto Pantaleão; o juiz Patrício Lobo; o juiz Breno Valério, diretor do Foro de Mossoró; a deputada estadual Isolda Dantas (PT); a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro (MDB); o reitor da Ufersa, professor doutor José de Arimatéia de Matos; o reitor da Uern, professor doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto; e a professora Aryadna Kellen Teixeira Bonifácio, representante da Faculdade Unib – Mossoró; além do presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna da Silva e representantes da OAB, Ministério Público, juízes e servidores do Poder Judiciário do RN.

Fotos: Divulgação/Esmarn

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade