Marco zero, início das atividades de campo com alunado
As mudanças educacionais em curso no sistema de ensino brasileiro e mundial têm estimulado o surgimento de novas metodologias de ensino. A tradicional pedagogia do quadro, giz, professor tem sido constantemente substituída por aulas diferentes que objetivam contextualizar os conteúdos e enriquecer o conhecimento científico adquirido pelos estudantes nos livros e manuais didáticos.
Diante disso, no último sábado, 5, a Escola Estadual Elita Monte realizou uma aula de campo no rio Apodi/Mossoró para os alunos do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aula começou no marco zero localizado defronte a igreja matriz e continuou durante o percurso que se estendeu da praia do Pontal até a salina Morro Branco e abordou temáticas como: mecanização das salinas, destruição dos manguezais e dunas, química do sal, ocupação irregular do leito, assoreamento e outras questões pertinentes.
Para os alunos esta foi uma experiência de aprendizagem impar, pois foi possível adquirir importantes informações sobre o rio numa perspectiva interdisciplinar, rompendo com a fragmentação do saber que caracteriza o cotidiano escolar. Isto ocorreu porque a aula foi ministrada por geógrafos, historiadores, sociólogo, químico e outros professores que trataram de temáticas relacionadas ao seu campo de conhecimento, de modo que o rio foi estudado como uma totalidade que pode ser compreendida por meio do diálogo entre os vários saberes científicos.
Professores repassam informações aos alunos durante passeio pelo rio
A escola recebeu elogios dos docentes e pais que têm filhos ali matriculados, por haver proporcionado aos estudantes esse momento de aprendizagem contextualizada e interdisciplinar.
Docentes da Escola Estadual Elita Monte, responsáveis pela aula de campo