Luciano Oliveira - [email protected]

Juiz Artur Cortez destacou a importância da Esmarn na formação

Escola Aberta: Esmarn apresenta Residência Judicial para estudantes de Direito

Juiz Artur Cortez destacou papel da Esmarn na formação dos quadros técnicos de servidores e magistrados

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) realizou na terça-feira, 2, o mais novo projeto “Escola Aberta”, iniciativa cujo objetivo é apresentar a instituição para estudantes universitários. Na primeira edição foram recebidos alunos do 8° e 9° período do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O professor de Direito da UFRN e advogado, Erick Pereira, explicou que a iniciativa é uma forma de mostrar aos estudantes a importância da função do magistrado, e despertar a curiosidade para aqueles que têm o mínimo de interesse na magistratura. “Nós temos que ser agentes transformadores de garantia das instituições. A respeitabilidade àqueles que produzem normas de decisão é fundamental para vocês que serão o futuro”, afirmou.

Também presente no evento, o juiz Artur Cortez, coordenador dos Cursos de Formação de Servidores, apresentou a importância que a Esmarn tem na formação dos quadros técnicos de servidores e magistrados do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte (TJRN). “A Escola da Magistratura deve refletir na preparação de magistrados que representa a pluralidade democrática que existe em nossa sociedade”, ressaltou.

O juiz Andreo Aleksandro, coordenador Administrativo da Esmarn, ressaltou que a instituição é de grande relevância também aos estudantes recém-concluídos, porque possibilita a prática e os estudos na prática para a magistratura, através do Programa de Residência Judicial.

“O que a gente vai fazer quando se formar? A maior parte de vocês já está começando a se preocupar com isso. A Escola da Magistratura está, e continuará estando, preocupada com o despertar de novos talentos, obviamente e em especial para a magistratura”, destacou.

Por fim, as servidoras Helena Vila Nova e Karla Correa explicaram como funcionam o Programa de Residência Judicial, apontando os benefícios, possibilidades e método de ingressão.

O estudante João Ricardo, aluno do 9° período do curso de Direito da UFRN, afirma que mesmo com sua grande curiosidade sobre a carreira da magistratura, ainda ficou bem surpreso com tudo o que é oferecido pela Residência.

“Por mais que a gente estude na universidade como funciona, por mais que a gente faça uma visita ou outra pontual, o Programa de Residência Judicial na magistratura é sem igual para conhecer o dia a dia da carreira, tanto no sentido da formação quanto no sentido das atividades diárias”, finalizou.

Fotos: Divulgação/Esmarn

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade