O corpo de Preta Gil será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Era um desejo dela. Com informações do Jornal Nacional.
Preta Gil estava nos Estados Unidos desde maio. Ela foi em busca de um tratamento ainda experimental contra o câncer.
Nos últimos dias, bastante debilitada, e com a notícia dos médicos de que já não havia mais o que ser feito, decidiu voltar pra casa, no Rio.
Preta queria se encontrar com amigos e parentes que não puderam visitá-la em Nova York — e, principalmente, com a mãe, Sandra Gadelha.
O embarque seria no domingo, 20, numa UTI aérea. Mas Preta não resistiu.
Flora, mulher de Gilberto Gil, e Francisco, filho de Preta, estão em Nova York cuidando dos trâmites para o translado do corpo. A família terá que cumprir uma série de exigências legais. Depois da emissão do atestado de óbito americano, é preciso fazer o registro do documento, com tradução oficial, no consulado do Brasil em Nova York.
As autoridades brasileiras determinam que o corpo seja embalsamado — e a emissão de um atestado sanitário provando que a pessoa não morreu de doença contagiosa.
Todo esse protocolo pode levar alguns dias. Por isso, a família Gil ainda não sabe a data das cerimônias de despedida.
O velório será no Theatro Municipal, no Rio. Um pedido de Preta, que também manifestou o desejo de ter um cortejo do alto de um trio elétrico.
Uma das paixões da artista que criou um dos maiores blocos de carnaval do Rio, o Bloco da Preta.