Luciano Oliveira - [email protected]

Equipes participantes do treinamento que durou três dias

Equipes da Estratégia Saúde da Família participam de treinamento sobre o programa Previne Brasil

Equipes participantes do treinamento que durou três dias

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Areia Branca passaram por um treinamento sobre o Programa Previne Brasil, responsável por repassar as verbas do Ministério da Saúde, por meio da Atenção Primária, para os municípios.

Os encontros promovidos pela Secretaria de Saúde na terça, 28, quarta, 29, e quinta-feira, 30, ministrados pelo assessor técnico do órgão, George Pereira, da coordenadora da Atenção Básica, Ester Rebouças, e da coordenadora do Processamento de Dados, Geoneide Sales, tiveram como objetivo esclarecer, analisar e repassar informações a respeito dos indicadores do programa.

“A análise dos dados é importante para que possamos ofertar um serviço ainda mais qualificado para a população“, esclareceu Ester Rebouças.

Previne Brasil

Criado em 2019, o Programa Previne Brasil começou a ser implantado em 2020. Com a Covid-19, o Ministério da Saúde buscou estratégias para garantir a continuidade dos financiamentos adequados aos municípios e todos os prazos de transição do modelo antigo para o novo formato foram prorrogados. Em janeiro de 2021, novas regras para o aporte financeiro federal foram publicadas, garantindo a implantação do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em saúde. E busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.

Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade