Luciano Oliveira - [email protected]

Equipe conta como suposta imagem original da padroeira dos marítimos foi encontrada

Suposta imagem original foi encontrada numa capela, em Ponta do MelSuposta imagem original de Nossa Senhora dos Navegantes resgatada pela paróquia

Diante do valor histórico da origem da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca, a paróquia instituiu uma Equipe Centenária para pesquisar o paradeiro da imagem original da santa padroeira dos marítimos, comprada no Recife (PE) pelo marítimo Manoel Félix do Vale há 100 anos.

A equipe logrou êxito na sua missão, ao encontrar a suposta imagem original da santa na vila-praia de Ponta do Mel, este ano.

O primeiro passo da pesquisa foi colher informações sobre a história de Manoel Félix do Vale, buscando informações referentes à sua família e a historia de sua promessa. Nesse intervalo muitos fatos foram revelados com base em depoimentos de pessoas mais antigas da cidade.

No dia 7 de Novembro de 2010, pela segunda vez, a equipe de pesquisa histórica dirigiu-se a comunidade de Ponta do Mel. Chegando lá, buscou conversar com moradores de idade avançada na esperança de obter informações sobre Manoel Félix ou sobre sua promessa.

Entre os relatos um mereceu um olhar especial da equipe de pesquisa histórica: a imagem original da promessa (Nossa Senhora dos Navegantes) e que posteriormente deu início a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes na cidade de Areia Branca, possivelmente encontrava-se na capela de São Sebastião, padroeiro de Ponta do Mel.

Segundo o relato, a imagem foi entregue à comunidade de Ponta do Mel por parentes de Manuel Félix, após alguns anos de sua partida para uma cidade no estado do Ceará.

A imagem que até então se encontrava em oculto com seu valor histórico, era usada para festejos alusivos a festa na comunidade, contudo, não se tinha certeza se era realmente essa a imagem que deu origem à festa.

Possivelmente a imagem teria sido entregue a comunidade quando Antônio Pedro dos Santos, “Toinho de Pedro” foi comprar uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca e trouxe uma imagem possivelmente doada pela senhora Rosa Felismina dos Santos, imagem essa podendo ter sido entregue por Manuel Félix para ser guardada, pois a promessa por motivos superiores não foi cumprida como deveria ter sido.

Após a chegada da imagem a Ponta do Mel faziam-se as novenas e procissão na comunidade. Com a morte de Antônio de Pedro começou a ser realizada a procissão marítima, que continuou até 2009. Embora não se faça mais a procissão marítima na comunidade, ainda perdura a procissão terrestre.

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes restaurada

Contudo, a equipe da pesquisa histórica ressalta à época da descoberta, este ano, que com base nas pesquisas feitas não tinha a certeza da originalidade da imagem.

A certeza que a suposta imagem original de Nossa Senhora dos Navegantes tem, de fato, 100 anos, foi revelada às vésperas dos festejos deste ano, pelo conhecido restaurador Flávio Tácito, de Mossoró. O mesmo em contato com a paróquia contou que pediu a um amigo que é especialista nessa área para fazer um levantamento acerca da idade da imagem e foi confirmado, levando em consideração alguns fatores.

Uns dos pontos mais contundentes é que a imagem é feita de gesso com um material um pouco diferente do de hoje, não é oca e seu estilo diferenciado. Essas características da época levaram à conclusão que a imagem tem 100 anos.

Se é a verdadeira comprada por Manoel Félix para a sua promessa, só a história pode contar.

· Com informações da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade