
Na manhã de domingo, 26, o prefeito do município de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), reuniu equipe para apresentar a ideia do projeto do pórtico da cidade.
O projeto foi apresentado pelo engenheiro civil Markey Nondas Maia, tendo como base nas características os elementos do artesanato, da vegetação e a história do município.
De acordo com o engenheiro civil, o conceito principal parte da etimologia do topônimo Tibau, pela junção de ti + paum, cujo significado quer dizer “entre dois rios”.
Explica o engenheiro que para representar a cidade entre os rios Jaguaribe e Apodi-Mossoró, trabalhou cores no piso, antes e depois do pórtico, onde a paleta de cores é similar a utilizada para a criação artística das garrafas com areia colorida, artesanato tradicional da cidade de Tibau.

Ainda foram utilizados outros elementos de referência, como a rede de pesca e o labirinto de renda, refletidos em uma trama, feita de rede de cordas que desenha no chão uma sombra similar à que esses elementos projetam.
“A passagem sombreada remete ao aconchego e receptividade, típicos da cidade praia de Tibau, uma cidade à beira-mar”, explicou Markey Nondas.
Por último, imaginou-se que o local de implantação do pórtico pode anunciar outra intervenção próximo à zona adensada da cidade. Esta teria a mesma linguagem do pórtico, com a adição de equipamentos de apoio ao turista, loja de conveniência e de souvenir.
Apresentação
Segundo o prefeito Naldinho, a proposta final será apresentada dia 14 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal, por ocasião da posse do Conselho Municipal de Turismo de Tibau.
Fotos: Divulgação