
Após uma semana de incertezas que foram parar até na Justiça Federal, os mais de 8,4 milhões de candidatos terão que responder, neste sábado, 5, a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h no horário de Brasília (veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões em cada Estado), e as provas terão início às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.
Os candidatos só poderão fazer a prova usando caneta transparente na cor preta, e precisam de um documento oficial com foto. O exame será realizado hoje e neste domingo, 6.
Os portões do Enem fecham às 13h de Brasília. Para evitar perder a prova por causa dos fusos horários do Brasil. Veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões no seu Estado:
Fechamento dos portões às 13h (hora local):
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Fechamento dos portões às 12h (hora local):
Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso*
Mato Grosso do Sul*
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins
*Atenção: como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão uma hora atrás do Distrito Federal, esses estados continuam com a diferença do fuso horário. Lá, portanto, o horário local de fechamento dos portões do Enem é 12h.
Fechamento dos portões às 11h (hora local):
Amazonas
Rondônia
Roraima
Fechamento dos portões às 10h (hora local):
Acre
Ontem, 4, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que 364 locais tiveram o Enem adiado para 3 e 4 de dezembro: 240 mil candidatos foram afetados por essa mudança. Veja a lista de locais de prova adiados.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, avisou que o número poderá aumentar durante o fim de semana, caso outros locais de prova seja alvo de ocupações estudantis. Porém, todos os anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com imprevistos que podem afetar a realização das provas e, por isso, os estudantes que por algum motivo externo não consigam fazer o Enem neste fim de semana terão a chance de fazer a prova em dezembro. (Com informações do G1).