Mesa composta por Thomas Magno (Comdca), Oliveira Júnior (Saúde), Edivanda Pereira (Assistência Social), Luana Bruno (prefeita), Vicente Faustino (Educação) e professor Fernandes (Profereeduc)
Encerrou na sexta-feira, 1º de agosto, o projeto “Areia Branca sem Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”, extensivo para todos os profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, polícias Civil e Militar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), representantes de igrejas, pastorais da criança, representante de grupo de jovens, conselhos tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), outros seguimentos da sociedade do município.
O curso, que teve duração de cinco meses, é um projeto da Iberdrola/Neoenergia desenvolvido em municípios onde o grupo possui parque de produção de energia eólica. O curso foi ministrado pela empresa Professor Fernandes Empreendimentos Educacionais (Profereeduc), instituição contratada pela Neoenergia para sua realização.
Representantes dos segmentos envolvidos marcaram presença no encerramento do curso
O professor Antonio Fernandes de Moraes e a psicopedagoga Luzia França de Moraes, representantes da Profereeduc, ministraram e acompanharam as atividades desenvolvidas a partir do dia 24 de fevereiro deste ano.
A programação que marcou o encerramento do projeto, na sexta-feira, foi desenvolvida no Caravelas Clube durante todo o dia, iniciando às 7h30 com a primeira abertura e apresentação de slides documentando os trabalhos realizados pelas escolas ao longo do curso. Às 16h, iniciaram as apresentações culturais e às 18h, após os pronunciamentos das autoridades, entre elas a prefeita Luana Bruno (PMDB), houve o ato de certificação de todos os participantes.
Apresentações culturais versaram sobre a temática que norteou o curso
O projeto contou com o apoio total da prefeita Luana Bruno, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e demais organismos do complexo administrativo, envolvidos diretamente nas tarefas e monitoramento dos trabalhos nesses cinco meses.
Segundo Luana Bruno, a iniciativa teve significativa importância para a cidade, uma vez que atingiu mais de 80% da população areia-branquense em seus diversos segmentos, fazendo chegar as informações e as ações concretas a todos os segmentos.
Cada escola teve seu momento para apresentação do seu projeto
A prefeita Luana Bruno, assim como o secretário municipal de Educação, Vicente Faustino Filho, aproveitaram para agradecer a todos que participaram de maneira direta ou indireta dessa campanha que uniu diversas correntes num só objetivo: a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Os agradecimentos especiais vão para os educadores do município que semearam em seus diversos espaços a mensagem de esperança e cuidado com as crianças em suas práticas cotidianas”, disse Luana Bruno em seu discurso no encerramento das atividades.
Alunos da Escola Municipal Aluízio Alves na sua apresentação no evento (Foto: Cedida)
Prefeita Luana Bruno destacou a importância do curso para o município
Secretário Vicente Faustino Filho agradeceu a dedicação de todos, especialmente os educadores
Professor Antonio Fernandes, do Profereeduc, ministrante do curso
Psicopedagoga Luzia França, da Profereeduc, ministrante do curso
Confira outros momentos que marcaram o encerramento do projeto que envolveu todos os segmentos locais na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
Fotos: Erivan Silva