A Ster Bom, fabricante de sorvetes com sede no Rio Grande do Norte, foi reconhecida como a marca que mais cresceu no Nordeste em 2024 e a quinta nacionalmente na comercialização de sorvetes de pote. Beneficiária do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), a empresa se destacou no ranking divulgado pela revista SuperVarejo, que avalia o desempenho de marcas de diversos setores no varejo alimentar.
A pesquisa analisou a penetração de marcas em mais de 12 bilhões de tickets emitidos em 40 mil pontos de venda (PDVs) em todo o Brasil. A Ster Bom figurou ao lado de grandes nomes do mercado, como a Nestlé, destacando-se por seu crescimento expressivo na categoria de sorvetes.
O levantamento, denominado “Marcas que cresceram dentro das Categorias”, informa as marcas que, independentemente do porte, tiveram os maiores crescimentos nas categorias analisadas.
A governadora Fátima Bezerra (PT) comemora o resultado. “A notícia desta conquista de uma empresa potiguar, expressa em um ranking no qual a Ster Bom se destaca nacionalmente, merece nosso reconhecimento. Toinho, Zauleide e seus colaboradores têm dado seguidas demonstrações de compromisso com o desenvolvimento sustentável e capacidade de superação. Isso demonstra a vocação de empreendedorismo do potiguar e que os programas de governo nas quais a empresa está inserida dão resultados. Por tudo isso, parabéns a todos que fazem a Ster Bom”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, destacou o papel do Proedi na evolução da indústria local e elogiou os diretores da Ster Bom — Antônio Leite Jales, Zauleide de Queiroz Leite e André Jales — pelo espírito empreendedor que colocou a empresa em evidência no mercado nacional.
“A Ster Bom é um exemplo do impacto positivo que o Proedi tem no fortalecimento do setor industrial potiguar. Esse reconhecimento reflete o talento e a dedicação da equipe da empresa, que tem demonstrado sua capacidade de inovação e liderança no mercado”, afirmou Torquato.
Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Proedi desempenha um papel central no fortalecimento da indústria potiguar. Atualmente, o programa beneficia 300 indústrias que juntas geram mais de 51 mil empregos no Estado.
Em outubro de 2024, o Boletim Proedi destacou que 40% dessas vagas estão localizadas fora dos grandes centros urbanos, como Natal e Mossoró, promovendo a descentralização da produção e do emprego no Rio Grande do Norte.
Natal concentra 23,6% dos postos de trabalho industriais, enquanto cidades da Região Metropolitana como Parnamirim (9,3%), Macaíba (10,7%) e São Gonçalo do Amarante (3,2%) também apresentam significativa participação.
Fotos: Daniel Herrera