Luciano Oliveira - [email protected]

Salina Diamante Branco opera com a barcaça Porto do Dornelles (Foto: Reprodução)

Empresas Nacional Transportes Marítimos e Diamante Branco assinam acordo coletivo com os sindicatos marítimos

Salina Diamante Branco opera com a barcaça Porto do Dornelles (Foto: Reprodução)
Salina Diamante Branco opera com a barcaça Porto do Dornelles (Foto: Reprodução)

Após a empresa Navenor assinar o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria dos marítimos que operam no porto de Areia Branca, mais duas empresas de navegação fecharam acordo com os sindicatos das categorias para o período 2016-2017.

A data-base da categoria da classe marítima que opera no transporte de sal para o Porto-Ilha é em 1º de fevereiro. O Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) referente aos 12 meses que antecedem a data-base foi calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) em 11,30%.

A empresa Nacional Transportes Marítimos Ltda, subsidiária do Grupo Maranata, concederá reajuste retroativo a fevereiro, em três parcelas, a partir do pagamento de julho. A empresa trafega no transporte de sal com as embarcações Dix-Sept Rosado e Antônio Florêncio, arrendadas à Frota Oceânica, desativada no município desde 2012.

Já a empresa Salina Diamante Branco (SDB) concederá o percentual retroativo a partir de  maio,    em parcela única. O ACT foi assinado em Areia Branca, pelo presidente do Sindicato dos Mestres e Contramestres, Batista Souto; presidente do Sindicato dos Aquaviários de Máquinas/RN, Lenilton do Vale; e Francisco Ventura, delegado representante do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços e Sindicato Nacional dosTaifeiros e Culinários Marítimos.

As cópias do ACT foram enviadas para o Rio de Janeiro, e após serem assinadas pelos diretores Gabriel Cunha Pereira Bueno e George Stanley Ferreira Pryor, foram devolvidos aos sindicatos em Areia Branca.

Estrutura brasileira da SDB

A empresa Salina Diamante Branco (SDB) foi fundada em 1996. Em 2003, passou para o controle acionário do grupo chileno SPL (K + S Chile) que, por sua vez, faz parte do K + S Gruppe, maior empresa privada do setor a nível mundial.

O Rio Grande do Norte concentra as operações da SDB. Em Natal fica a Diretoria de Operações e, em Galinhos, a 170 Km de distância, a unidade de produção. No Rio de Janeiro, fica a matriz, sede da Presidência, e das diretorias de Finanças, Planejamento Estratégico e Comercial.

A SDB, opera no transporte de sal para o Porto-Ilha com a barcaça Porto do Dornelles, com arqueação bruta de 1.713 toneladas.

Confira a tabela salarial das empresas de navegação de Areia Branca-RN.

CAT. FUNÇÃO SALÁRIO
MCB Comandante 4.580,15
CTR Imediato 3.488,32
MNC Marinheiro de Convés 2.745,37
MOC Moço de Convés 2.170,29
CDM Condutor Chefe 4.163,84
MNM Chefe 3.488,84
MNM Marinheiro de Máquinas 3.132,35
MOM Moço de Máquinas 2.463,80
CZA Cozinheiro 2.745,37

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade