
Assim como aconteceu com a energia eólica, advinda da força dos ventos, o município de Areia Branca num futuro próximo se tornará fonte de produção de energia a partir do calor do Sol. Isso significa mais empregos, benefícios sociais e um incremento na economia local.
Já começa a ser trabalhado o projeto de implantação do Parque Fotovoltaico Floresta, em Ponta do Mel, no litoral de Areia Branca. A empresa responsável pelo empreendimento é a norte-americana Solar Direct.
Breve, será realizada uma audiência pública em Areia Branca, para a equipe técnica da empresa CSA – Consultoria em Soluções Ambientais fazer uma explanação sobre o projeto e ao mesmo tempo tirar dúvidas e responder questionamentos dos participantes.
A empresa já vem realizando reuniões com os setores privados e associações de classe em Ponta do Mel, Cristóvão e Redonda. Em breve, será a vez do encontro em Areia Branca.
A representação da CSA no município está agendando uma audiência com a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) possivelmente na próxima semana, para tratar da instalação do projeto fotovoltaico em solo areia-branquense. Em seguida, o encontro será com a secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Luz Lemos, com a finalidade de firmar parcerias com o órgão para o desenvolvimento de um trabalho de base nas escolas, tendo os professores como multiplicadores dos benefícios da utilização dos recursos renováveis que o município dispõe.
A ideia da empresa é utilizar a Semana Pedagógica para incorporar essas questões nos treinamentos que os educadores levarão para as salas de aula.