Luciano Oliveira - [email protected]

Emissoras de rádio lançam campanha pela votação do projeto que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil

FM OK

A Rádio Costa Branca (FM 104,3) de Areia Branca transmite a Voz do Brasil religiosamente às 19h

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lançou nesta quinta-feira, 27, uma campanha para que os brasileiros apoiem abaixo-assinado pedindo aos deputados a votação do projeto de lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil (PL 595/03).

Atualmente, o programa é veiculado pelas rádios de todo o País de segunda a sexta-feira, às 19 horas (com duração de uma hora). Se o projeto for aprovado, o programa poderá ser transmitido entre 19 e 22h.

O projeto foi apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) em 2003 e, originalmente, estendia o horário até meia-noite e meia. O texto, no entanto, foi alterado no Senado e, por isso, precisa ser votado novamente no Plenário da Câmara.

Se o texto for aprovado pelos deputados e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, a transmissão poderá começar às 19h, 20h ou 21h, dependendo da escolha da emissora de rádio.

Segundo o presidente da Abert, Daniel Slaviero, hoje o ouvinte não tem alternativa no horário das 7 da noite, e essa imposição é incompatível com a realidade brasileira.

Slaviero afirma que a população quer ter poder de escolha. Ele ressalta que a A Voz do Brasil interrompe a transmissão de informações sobre assuntos como trânsito e catástrofes naturais. “E o Brasil receberá o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo. Dos 64 jogos, 27 serão interferidos pela Voz do Brasil.”

Defesa do horário

Os argumentos não convenceram o deputado Amaury Teixeira (PT-BA). De acordo com ele, o programa é democrático e não é pautado por interesses ou sensacionalismos. Para o deputado, o horário das 19 horas deve ser mantido porque já faz parte da cultura brasileira.

“Mudar o horário significa diluí-lo, dispersar, perder referência. Hoje, há uma referência forte no Brasil todo em relação ao horário, inclusive de quem está no trânsito.”

Lançada durante o governo de Getúlio Vargas, A Voz do Brasil está no ar desde 1935.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade