Luciano Oliveira - [email protected]

Embarque para procissão marítima começa muito cedo, às 5h30 desta segunda-feira

PROCISSÃO MARÍTIMA EM AREIA BRANCA COMEÇA CEDO ESTE ANOProcissão marítima é um dos momentos mágicos dessa epopéia de fé e devoção

Este ano está sendo comemorado o Centenário da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca. Consolidado como destaque no calendário sociorreligioso do município, o evento está entre dos maiores e mais tradicionais do gênero, no interior do Rio Grande do Norte.

A festa em homenagem à padroeira dos marítimos começou no último dia 5 e encerra nesta segunda-feira, 15, feriado municipal. O ponto alto desse último dia de programação religiosa será a procissão marítima que este ano começa cedo, com o embarque dos peregrinos no Cais Tertuliano Fernandes a partir das 5h30.

A orientação para que o passeio dos barcos com a imagem da santa pelas águas do rio Apodi/Mossoró comece às 6h em ponto, partiu da Agência da Capitania dos Portos em nível local. Já a procissão terrestre começa às 16h.

A exemplo do ano passado, a Missa do Peregrino neste ano também será pela manhã, às 9h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A programação religiosa do último dia dos festejos, é a seguinte: às 6h, Ofício de Nossa Senhora na Igreja Matriz; 6h, embarque e procissão marítima; 9h, Missa do Peregrino; 11h30, apresentação do Coral da Petrobras; 16h30, procissão terrestre; 18h, Missa Solene de Encerramento da Festa e na sequência, no Largo de Eventos, show religioso com o padre Antônio Maria.

SONY DSC                     Agente da Capitania dos Portos, capitão-tenente Barros, alerta que fator segurança é primordial

Para o momento mais esperado da Festa dos Navegantes, a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca adotou algumas providências, principalmente no tocante à segurança dos peregrinos.

Os proprietários de embarcações foram orientados que obrigatoriamente todos os que embarcarem devem usar o colete salva-vidas. O número de pessoas nas embarcações deve ser correspondente ao total de coletes existentes.

Além do pessoal que estará à disposição do agente da capitania dos Portos local, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, o órgão vai trabalhar conjuntamente com as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal e equipes de voluntários que estarão contribuindo na organização do embarque e desembarque dos peregrinos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade