Luciano Oliveira - [email protected]

Emater entrega certificados dos concluintes dos cursos oferecidos sobre delícias do caju

Caju 1Prefeito serrano, Josivan Bibiano, com concluintes do curso “Delícias do Caju” e extensionistas da Emater

Palestras, entrega de certificados, exposições de equipamentos agrícolas e uma vasta agenda cultural. O município de Serra do Mel é o anfitrião da 33ª Festa do Caju, evento que acontece a partir desta quinta-feira, 24, até sábado, 26. A festa é organizada pela Prefeitura de Serra do Mel e tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, e Emater-RN.

No primeiro dia da programação, serão entregues 25 certificados de participação nos cursos “Boas Práticas de Fabricação de Cajuína” e “Delícias do Caju”, realizados por extensionistas rurais da Emater-RN entre os dias 24 e 28 de outubro.

Os cursos, direcionados aos agricultores e agricultoras familiares, tiveram o objetivo de demonstrar de forma prática como aproveitar melhor o pedúnculo do caju na geração de renda. A solenidade de entrega de certificados será às 20h, na Tenda da Cajucultura.

A partir do segundo dia da Festa do Caju, amanhã, 25, acontecem as demonstrações dos equipamentos agrícolas utilizados no cultivo do cajueiro, no Lote 01 da Emater. Também no segundo dia, está previsto um vasto ciclo de palestras direcionado a 200 produtores rurais do município, na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, a partir das 9h.

Entre os temas abordados, “A Importância Econômica do Caju no RN e em Serra do Mel”, ministrado pelo secretário adjunto da SAPE, José Simplício de Holanda; “A Utilização do Bagaço do Caju na Ração Animal”, proferida pelo gestor da Emparn em Mossoró, Jorge Ferreira Torres; “Sustentabilidade para a Cultura do Caju no Semi-Árido (Serra do Mel)”, feita pelo pesquisador da Embrapa/CNPAT, Levi de Moura Barros. Por último, haverá a palestra “A Importância da Emater-RN para a Extensão Rural de Serra do Mel”, com explanação feita pelo gestor regional da Emater em Mossoró, Abraão Queiroga Formiga.

CAJU DOISParticipantes do curso sendo orientadas como preparar os deliciosos pratos usando a castanha e o caju como matéria-prima 

Para o mesmo dia do evento está agendado o Seminário sobre as Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio Grande do Norte, às 13h30, também na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte.

Além dos aspectos técnicos, a 33ª Festa do Caju traz para a população uma série de eventos culturais: apresentações de alunos, música ao vivo, gastronomia, desfile do Rei e Rainha do Caju, dança e teatro em vários pontos da cidade.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade