Um tornado com ventos de 250km/h destruiu uma cidade no interior do Paraná. Em minutos, praticamente toda a pequena Rio Bonito do Iguaçu se tornou um amontoado de escombros. Milhares de moradores perderam tudo. Seis pessoas morreram na cidade, e uma em Guarapuava. Com informações do Jornal Nacional, da TV Globo.
O desespero é de quem viveu momentos de pavor em Rio Bonito do Iguaçu, a 400 km de Curitiba, na região central do Paraná, na noite de sexta-feira, 7.
“Eu não sei o que aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu, mas parece uma cena de guerra”, relata um morador.
Números dão uma dimensão da tragédia: os ventos chegaram a 250 km/h e levaram ao chão toda a cidade. 90% de toda área de Rio Bonito do Iguaçu foi atingida. Dos cerca de 14 mil moradores, mais de 11 mil foram afetados.
“Foi questão de 1 minuto, 1 minuto terminou tudo, acabou tudo, estava reformando a casa pra final de ano”, relata um morador.
Nas ruas, o que se via era um cenário parecido com o de guerra. Os escombros se espalhavam de quarteirão em quarteirão. Postes, casas, comércio… o vendaval derrubou tudo que encontrou pela frente.
“Eu tenho meu comércio, oficina mecânica, e trabalhava ganhava meu sustento aqui. Agora a gente não tem, destruiu tudo, né? O que sobrou para gente aqui, as roupas e documentos. O meu ganha pão eu não tenho mais”, diz Gilberto Brecailo, comerciante.
Em choque, os moradores ainda tentam entender o que aconteceu.

Seis pessoas morreram na cidade. Julia Kwapis, tinha 14 anos. A família estava sem notícias da jovem até o sábado, 8, cedo.
“Foi muito desesperador. Ela estava na casa de uma amiguinha, foi muito rápido, a gente soube que ela foi arrastada, arremessada”, conta a mãe da Júlia.
O Anderson perdeu a irmã: Adriane Maria de Moura, de 47 anos.
“A gente fica sem chão, sem palavras, porque ela era a irmã mais velha, ela era nosso pilar.”
O pai do Jackson Alves Ferreira, Jurandir Nogueira Ferreira, de 49 anos, foi atingido por um poste.
“E aí começou a fazer chover muito forte e acabou arrastando um pouco o carro dele e nisso aí caiu o poste, ele foi tentar se afastar, mas caiu bem na cabeça dele”.
O Antônio Gieteski também perdeu o pai. Seu José Gieteski, tinha 83 anos.
“Chegamos em casa, entramos para dentro. Questão de dois minutos tinha passado o tufão, a casa deles já não existia mais, era casa de madeira, ele foi arremessado cerca de uns 30 metros com a casa e infelizmente caiu em cima dele.”
A outra vítima é Claudino Paulino Risse, de 57 anos. Tatiane Risso lembra do momento que encontrou o pai.
“Minha irmã que estava atendendo a cliente dela se esconderam embaixo da maca para poder se salvar. Quando passou o temporal, saiu, foi procurar meu pai. Ele estava caído debaixo dos escombros.”
Pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento em hospitais próximos à região.
Para onde olha é possível ver a devastação, bairros inteiros desapareceram. Até mesmo a estrutura que poderia ajudar servir para ajudar a comunidade neste momento foi atingida.

“Nós temos ali em Rio Bonito do Iguaçu praticamente as pessoas não tendo onde dormir mais. Estamos preparando desde ontem à noite alojamentos. Algumas pessoas não querem sair de casa, preocupadas com seus pertences, e agora todo esse amparo para dar tranquilidade para as famílias que foram atingidas e, acima de tudo, já preparar o início da reconstrução das cidades”, diz o governador Ratinho Júnior (PSD).
Quem perdeu tudo está sendo levado para um abrigo montado em Laranjeiras do Sul, município que fica a menos de 20 quilômetros de Rio Bonito.
Cidades atingidas
Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em outras cidades do estado. Veja a lista abaixo:
• Dois Vizinhos: 82,4 km/h às 19h
• Cornélio Procópio: 76 km/h às 20h30
• Campo Mourão: 74,2 km/h às 21h30
• Candói: 73,1 km/h às 17h
• Planalto: 70,9 km/h às 15h
• Distrito de Horizonte (Palmas): 70,6 km/h às 18h45
• Cianorte: 69,8 km/h às 22h30
• Clevelândia: 68,8 km/h às 16h
• Cascavel: 66,2 km/h às 20h30
• Japira: 64,1 km/h às 22h
• Laranjeiras do Sul: 61,6 km/h às 19h45
• Londrina: 60,1 km/h às 20h15
Com informações g1