O bilionário Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira, 9, que doará terminais da Starlink, sua empresa via satélite, para operar em pontos no Rio Grande do Sul que passam por dificuldades de acesso à internet.
“Dadas as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará mil terminais para equipes de emergência e tornará gratuito o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu o empresário em seu perfil do X, antigo Twitter, do qual é dono.
“Espero o melhor para o povo do Brasil”, finalizou ele.
A publicação traz um vídeo, originalmente publicado por Gisele Bündchen. Em inglês, a supermodelo gaúcha pede ajuda internacional às vítimas das enchentes e explica resumidamente a catástrofe que deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição.
Na mesma rede social, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu ao empresário.
“Muito obrigado, Elon Musk, pela doação de 1000 antenas de internet via satélite Starlink. Como os equipamentos virão com os serviços de dados incluídos durante todo o período de calamidade, serão de extrema utilidade neste período de reconstrução do nosso estado”.
Como operam os satélites da Starlink
A Starlink, projeto da SpaceX, empresa do investidor Elon Musk, diz oferecer conexão sem a necessidade do investimento em uma estrutura de fibra óptica — ou seja, ligada por cabos na Terra. A tecnologia atua em parte do Brasil, a partir da luz solar refletida. Por orbitarem a Terra a poucos quilômetros do nível do mar, podem ser vistos a olho nu.