Luciano Oliveira - [email protected]

Eleições terão 106 “Lulas”, 68 “Dilmas” e 48 “Tiriricas”; outros 106 são candidato único

TIRIRICANas eleições municipais em outubro deste ano, 222 candidatos resolveram escolher nomes de urna (aquele que aparece na urna eletrônica) iguais aos de três campeões em eleições anteriores. Ao todo, 106 políticos escolheram “Lula”, 68 candidatas escolheram “Dilma” e 48 optaram por “Tiririca” como o nome de urna, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Valdemir Siqueira, de Frutal (MG), escolheu “Tiririca” como seu nome de urna

Segundo a Justiça Eleitoral, os candidatos podem escolher o nome de urna que quiserem, seja um apelido ou nome próprio.

Neste ano, as “Dilmas”, “Lulas” e “Tiriricas” não são necessariamente homônimos dos políticos famosos.

Dos 106 candidatos com nome de urna “Lula” neste ano, quatro são candidatos a prefeito, cinco a vice e o restante a vereador. Das “Dilmas”, apenas uma tenta a prefeitura, o restante é candidata ao cargo de vereadora. Dentre os “Tiriricas”, um concorre a vice, os outros a vereador.

Sozinhos

DILMADe acordo com dados do TSE, 106 das 5.565 cidades brasileiras (ou 1,9% do total) terão candidato único nas eleições deste ano. A base de dados é a divulgada pelo TSE no dia 15 de julho. Nesses casos, além do nome de um candidato, restará ao eleitor apenas a opção de votar em branco ou anular o voto.

Em Montes Claros (MG), a cabelereira Maria Aparecida tenta uma vaga na Câmara com o nome de urna “Dilma”

Segundo a legislação eleitoral, para ser eleito prefeito, um candidato deve obter 50% de todos os votos válidos mais um voto, nas cidades com mais 200 mil eleitores. Nas cidades com menos eleitores do que este número, vence quem obtiver a maioria simples dos votos válidos. Nulos e brancos não são válidos. Assim, na prática, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele mesmo. (Com informações do Portal UOL).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade