Luciano Oliveira - [email protected]

Câmara de Areia Branca possui 11 vereadores (Foto: Luciano Oliveira)

Eleições 2020: disputa proporcional em Areia Branca será uma “caixa de surpresa”

Câmara de Areia Branca possui 11 vereadores (Foto: Luciano Oliveira)

Por Luciano Oliveira

As eleições municipais de 2020 em Areia Branca serão bem diferentes de 2016, no tocante ao número de candidatos para os cargos majoritário e proporcional. Na campanha passada a disputa pela prefeitura teve quatro candidatos. No próximo ano deverá ter apenas dois, contando com a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) que naturalmente é candidata à reeleição.

Mas o que está movimentando a política local nesta fase pré-eleitoral são as articulações envolvendo dirigentes de partidos políticos e pré-candidatos à Câmara Municipal. É que o fim das coligações para a disputa proporcional está valendo para as eleições de 2020.

Na eleição municipal passada, 22 partidos participaram diretamente com chapas proporcionais próprias, ou coligados. Com as novas regras, detentores de mandatos na Câmara e pretensos candidatos que se sentem inseguros em permanecer nos partidos em que estão filiados, devem aproveitar a “janela partidária” para trocar de legendas.

Considerando as mudanças no processo eleitoral a partir de agora, conclui-se que em Areia Branca a eleição do próximo ano será muito difícil para que os partidos consigam manter as mesmas cadeiras que possuem hoje no Legislativo.

O Partido Social Democrático (PSD) foi o grande vitorioso na campanha passada, pois além de eleger a prefeita Iraneide Rebouças, conquistou três cadeiras na atual legislatura na Câmara Municipal. Mas por conta do fim das coligações para disputa proporcional, dificilmente teria condições de eleger todos na mesma base.

Mesma situação do Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Trabalhista Nacional (PTN, hoje Podemos) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que elegeram dois vereadores cada, em 2016, mas que terão que se reinventar para 2020 para assegurar o mesmo número de cadeiras na Câmara.

Uma situação atípica enfrenta o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2016 saiu dos seus quadros o terceiro vereador (reeleito) mais votado em Areia Branca. Foi Aldo Dantas, com 1.064 votos. Agora, diante da dificuldade de formar chapa própria na qual seria o puxador de votos, ele terá que migrar para outra legenda para tentar a renovação do mandato.

O MDB também não está confortável, apesar dos seus dois vereadores. Na eleição passada os dois eleitos pela sigla não obtiveram mil votos juntos. Certamente vão buscar abrigo em outra sigla para concorrer nas próximas eleições.

Tudo indica, a disputa proporcional será uma “caixa de surpresa”.

Quantos sobrevivem?

A título de informação, segue abaixo a relação dos 22 partidos políticos que participaram das eleições de 2016 em Areia Branca. Por conta da cláusula de barreira alguns foram extintos, incorporaram ou fizeram fusão com outras siglas partidárias. Mas no geral, quantos vão sobreviver para 2020?

Partido Trabalhista Nacional (PTN)

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Partido Social Democrático (PSD)

Partido Humanista da Solidariedade (PHS)

Partido Comunista do Brasil (PC do B)

Partido Progressista (PP)

Partido Social Democrata Cristão (PSDC)

Solidariedade (SD)

Partido Verde (PV)

Democratas (DEM)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Partido Social Cristão (PSC)

Partido da Mobilização Nacional (PMN)

Partido Socialismo e Liberdade (Psol)

Partido Republicano Brasileiro (PRB)

Partido Trabalhista Cristão (PTC)

Partido da República, hoje Partido Liberal (PL)

Partido Republicano da Ordem Social (PROS)

Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB)

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade