
Assim como ocorre na maioria dos municípios potiguares , em Natal a eleição para vereador desperta pouco interesse dos eleitores. A recente pesquisa NOVO/98FM/Consult também perguntou aos eleitores em quem eles querem votar para vereador. A quatro meses da eleição, a resposta mais dada foi “não sabe”, com 49.6% dos entrevistados. Desse percentual, 68.1% residem na zona Sul de Natal. E outros 51.7% na zona Norte.
A segunda resposta com maior índice foi “nenhum”, com 27.4%. Nessa resposta, 37% dos entrevistados residem na zona Oeste de Natal.
O restante dos entrevistados, o que equivale a 33% dos entrevistados, citou um total de 70 nomes como prováveis candidatios. Desse conjunto, apenas um político consegui ser citado por 2% dos entrevistados: o vereador Luiz Almir (PR). Desse percentual, a maior parte das respostas a favor dele veio da zona Norte.
Em seguida vem Ubaldo Fernandes (PMDB) (1.4%), com maioria na Zona Leste). Em seguida vem Eudiane Macedo (SD), com 1.3% e muito lembrada na Zona Norte. A professora Amanda Gurgel (PSTU), campeã de votos na eleição passada, foi a quarta mais lembrada com 0.9% das intenções, com maior concentração na zonas Sul.
Na sequência vem Afrânio Amorim e Dinarte Torres também com 0.9%; Dagô, Chagas Catarino, Aroldo Alves e Eduardo Machado com 0.8%; Ranieri Barbosa, Gilmar, Jacó Jácome e Júlia Arruda com 0.6%; Marcos Antônio com 0.5%; Franklin Capistrano, Maurício Gurgel, Leomar dantas, Júlio Protásio, Adriana Trindade e Zé Humberto, com 0.4%; George Câmara, Daniel Arruda, Cláudio Porpino, Joselito, Dickson Júnior, Klaus Araújo, Preto Aquino e Aquino Neto com 0.3%.
Se todos estes fossem candidatos e se a ocupação das vagas dependesse unicamente da ordem de votos, sem levar em consideração as coligações, estes seriam os vereadores de Natal entre 2017 e 2020. (Com informações Novo Jornal, Natal).