Luciano Oliveira - [email protected]

"Netinho Cunha", atual presidente do Legislativo municipal (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

Eleição para presidente da Câmara de Areia Branca tem nomes cotados, mas sem definições

"Netinho Cunha", atual presidente do Legislativo municipal (Foto: Eduardo Maia/ALRN)
“Netinho Cunha”, atual presidente do Legislativo municipal (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

Incertezas e indefinições marcam o atual cenário em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Areia Branca para o biênio 2017-2018. Entre os cotados para ser o próximo presidente da Casa, já circulam alguns nomes de vereadores eleitos e reeleitos nas eleições do dia 2 de outubro. Mas as conversas ainda são tímidas, com a maioria dos vereadores apontados como eventuais candidatos ao posto, pregando cautela e até mesmo evitando falar sobre a própria postulação.

Mas é nítido que os bastidores estão agitados já há alguns dias. As principais conversas da sucessão giram em torno dos vereadores Aldo Dantas (PSDB) e Duarte Júnior (PTN). O primeiro, reeleito para o quarto mandato, já foi presidente da edilidade durante dois períodos. Tem bastante experiência acumulada. Duarte Júnior é primeiro secretario da atual Mesa Diretora da Câmara e foi reeleito para o segundo mandato.

Aldo e Duarte integram o sistema governista que elegeu seis dos 11 vereadores areia-branquense. Que dizer, o grupo só não elegerá o próximo presidente da Câmara se não quiser, pois tem número suficiente de edis para fechar a fatura.

Além dos dois nomes mais cotados na atualidade, surgem opções entre os estreantes no Legislativo, como o vereador Renan Souza (PC do B), o mais votado nas eleições deste ano, e a professora Rebeca Melo (PTN), única mulher a integrar a futura legislatura. Ou ainda, o reeleito Antônio Carlos (PC do B). O atual presidente da Casa, vereador reeleito Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), não concorrerá e disse que votará no nome de consenso.

A oposição com cinco vereadores, também está se mexendo. Reeleito para o sétimo mandato consecutivo, Alderi Batista (PMDB) é um dos nomes lembrados para disputar a presidência da Câmara, ganhando a simpatia de colegas dos dois lados. Entre os eleitos para o primeiro mandato, surgem os nomes de Kinho de Bequinho e Samuel Lemos, ambos do PSD da prefeita eleita Iraneide Rebouças.

Os outros dois vereadores eleitos em 2 de outubro pela oposição, Waguinho Tavernard (PSD) e Manoel Joaquim dos Santos, “Manezinho do Mel” (PMDB), ainda não se manifestaram em relação à disputa.

Uma das maiores lideranças políticas do município e expoente do governismo local, o deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), ainda não se pronunciou sobre nomes de sua preferência, mas é de opinião que o futuro presidente da Câmara deve ser eleito dentre os membros da base aliada com o apoio de seus colegas. Já que são maioria.

Eleição da Mesa Diretora de Câmara é sempre uma caixinha de surpresas. Em Areia Branca, a exemplo de outras cidades, o processo tem um vasto histórico de traições, conchaves e articulações de última hora. Hoje, a disputa está mais moralizada, com a exigência de que as chapas sejam definidas e anunciadas com certa antecedência. Antes, o candidato saia do seu gabinete eleito e chegava ao plenário derrotado.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade