Com mais de 50 anos de história, a Norsal, uma das principais produtoras de sal do Brasil, vem reforçando seu compromisso com a sustentabilidade ao adotar ações inovadoras de logística para transportar cerca de 360 milhões de quilos de sal que produz por ano. Uma delas é com a Chep, referência mundial em soluções logísticas e economia circular, por meio do compartilhamento e reutilização de paletes – os famosos paletes azuis. A colaboração entre as duas empresas tem garantido ganhos não apenas ambientais, mas também operacionais e estratégicos para a cadeia de suprimentos.
A Norsal utiliza paletes da Chep em toda a sua operação de distribuição, que abrange tanto o transporte rodoviário quanto o marítimo, mais conhecido como cabotagem. A escolha por essa solução sustentável evita o uso de paletes descartáveis, reduz o desperdício de recursos naturais e diminui as emissões de CO₂ associadas à cadeia logística.
“Além do apelo ambiental, o sistema de pooling contribui diretamente para nossa eficiência operacional. Evitamos o acúmulo e o descarte de paletes, reduzimos custos com reposição e ganhamos segurança no transporte”, explica Marcos Barros, diretor da Norsal. “Temos um produto universal, com presença em muitos setores. Essa diversidade exige flexibilidade e robustez logística e a parceria com a Chep nos ajuda a manter esse equilíbrio tão importante com responsabilidade ambiental e competitividade”, complementa.
Localizada em Areia Branca (RN), região responsável por cerca de 95% da produção de sal no Brasil, a Norsal é uma das maiores empregadoras da região e combina tradição com inovação em seus processos produtivos. Seu sal marinho é produzido por meio de métodos limpos, que utilizam a energia solar e dos ventos. A parceria com a Chep complementa essa estratégia de baixo impacto ambiental ao atuar justamente na etapa de distribuição, considerada uma das mais críticas em termos de emissão de carbono. Além disso, a Norsal ainda investe em ações sociais e ambientais, como projetos de educação artística e reflorestamento de manguezais em comunidades próximas às suas operações.

Com o uso do pooling de paletes Chep, constatou-se, por meio de Análise do Ciclo de Vida (ACV) referente ao período de um ano, que a Norsal evitou a emissão de quase 449 mil quilos de carbono para a atmosfera, o equivalente a 10 voltas ao mundo em um caminhão, Além disso, a empresa economizou no consumo de madeira 1.362.595 dm³, o que corresponde a mais de 1.300 árvores salvas, e evitou o desperdício de mais de 361 mil quilos de resíduos, consumo diário de cerca de 277 mil pessoas. Graças aos resultados alcançados, a Chep entregou um certificado de sustentabilidade à Norsal, validado pelo estudo da RDC Environment, consultoria especializada em avaliação de impacto ambiental e que compara o uso do palete Chep com os modelos convencionais, comprovando os ganhos ambientais da parceria.
“A solução de pooling da Chep também tem se mostrado um pilar importante de resiliência e de business continuity, especialmente em um contexto de crescentes desafios logísticos no Brasil. Com a padronização dos paletes e a confiabilidade da rede Chep, a Norsal consegue atender diversos segmentos econômicos com mais previsibilidade e segurança”, afirma Clayton Bastos, Sales Manager da Chep Brasil.
O executivo ainda destaca que a parceria reflete a tendência crescente entre empresas que buscam não apenas parecer sustentáveis, mas de fato ser sustentáveis, promovendo impacto positivo no meio ambiente enquanto constroem cadeias de suprimentos mais resilientes e eficientes.