
Com apenas cinco anos de idade, a menina Allícia Rebeca Galvão autografou na tarde de sábado, 10, o seu primeiro livro. O lançamento do título “As princesas gêmeas”, aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)Professora Francisca Célia Martins. O evento reuniu os colegas de sala e a comunidade escolar em torno da unidade de ensino localizada na Rua Maria do Carmo de Souza, 135 Vale Dourado, Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte, em Natal.
O livro conta a história de Marcela e Ana Ruth, princesas gêmeas que decidiram colher morangos fora dos domínios do castelo e vivem a partir deste momento, uma série de aventuras.
Durante o lançamento, a educadora infantil Maria Antônia Bezerra da Silva, contou da alegria quando descobriu em sala de aula, a habilidade de Allícia Rebeca para o universo das letras. Emocionada, ela contou que ficou surpresa ao perceber que logo no início do ano letivo, a menina já conseguia ler. “Ela me disse que já sabia ler. Eu fiquei bastante impressionada com o desempenho dela e o interesse pelas palavras”, acrescentou.

Presente ao evento, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou os avanços na Rede Municipal de Ensino. “Fico muito feliz com o desempenho pedagógico existente nas nossas escolas e centros de educação infantil. É importante destacar que muitas das nossas crianças terminam o período de da Educação Infantil totalmente alfabetizadas. Também quero destacar como é importante a participação dos pais nesse processo. A melhor herança que se pode deixar para os filhos é o conhecimento”, disse.
Representando a União Brasileira de Escritoras do RN, Flauzineide de Moura Machado, destacou o incentivo da equipe pedagógica do CMEI Professora Francisca Célia Martins, para que Allícia Rebeca realizasse o lançamento do primeiro livro de sua autoria. “Quero ressaltar que Allícia Rebeca hoje participa da Antologia da Literatura Feminina Potiguar”, acrescentou.

De acordo com a gestora pedagógica Maria de Fátima Xavier Penha, a unidade de ensino desenvolve desde 2012 um projeto que incentiva o interesse d os alunos pela literatura desde os primeiros anos de vida escolar. “Além do livro de Allícia Rebeca, iremos promover o lançamento dos livros das turmas que foram construídos coletivamente. Isso muito nos orgulha”.
Allícia Rebeca é filha do casal Eduardo Silva Siqueira e Ednize Marcolino Galvão Siqueira. A menina conta que além de escrever, gosta muito de pintar, desenhar e brincar com os colegas. “Eu dedico o livro aos meus pais, a minha professora e aos colegas de classe”, falou ao encerrar a leitura do livro “As princesas gêmeas”.

A dona de casa Ednize Siqueira, disse que acompanha de perto o trabalho pedagógico realizado no CMEI Professora Francisca Célia. “Quero agradecer porque o CMEI incentiva muito o desempenho da minha filha, e também das outras crianças que estudam aqui. Só tenho que agradecer”, concluiu. (Com informações do site da Prefeitura do Natal).

Fotos: Cedidas/Maria Antonia