Luciano Oliveira - [email protected]

Em 2019, um eclipse solar total pode ser observado na Argentina — Foto: Getty Images

Eclipse solar pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil

Em 2019, um eclipse solar total pode ser observado na Argentina (Foto: Getty Images)

Na segunda-feira, 14, haverá o chamado caminho da Lua, fenômeno que faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos. É um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo. Mas que poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina.

“Por 24 minutos, a Lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos”, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido.

No Brasil só será possível visualizar o fenômeno de maneira parcial. O eclipse começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”.

O que é um eclipse solar total?

Um eclipse solar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de tal maneira que ela impede que a luz solar chegue ao nosso planeta.

A Lua é 400 vezes menor que o Sol, mas parece maior porque está muito mais perto da Terra e, portanto, pode cobrir todo o disco do Sol.

Quando um evento assim acontece no meio do dia, ele causa uma escuridão repentina por alguns minutos. (Com informações BBC).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade