Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado a falar à Organização das Nações Unidas (ONU) após o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na abertura da 75ª da Assembleia Geral da entidade nesta semana. É #FAKE.
Lula, de fato, foi um dos convidados de um evento apoiado por uma relatoria da ONU, segundo o Instituto Lula. Mas isso não teve qualquer relação com a fala de Bolsonaro, ocorrida na última terça-feira, 22. O ex-presidente discursou na quinta-feira, 24, na abertura do seminário virtual “Educação e as sociedades que queremos”.
Outras personalidades internacionais participaram do seminário, montado pela Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura, em parceria com a relatoria especial da ONU para o Direito à Educação.
A mensagem falsa diz: “ONU convida Lula para discursar após fiasco de Bolsonaro”. No entanto, o convite ao ex-presidente ocorreu bem antes da fala de Bolsonaro.
Procurada pela CBN, a representação da ONU no Brasil diz que não foi feito nenhum convite a integrantes de fora dos governos pra discursar na Assembleia Geral. “A Assembleia Geral da ONU solicitou aos 193 governos dos estados-membros o envio de vídeos dos chefes de estado ou chefes de governo. Não há requisição feita a pessoas de fora de governos”, afirma.
A ONU diz que “existem eventos paralelos que não são organizados pela ONU”. “De parte do Secretariado da ONU, não houve nenhum tipo de convite.” (Com informações CNN e G1).