Luciano Oliveira - [email protected]

No encontro, Dr. Bruno fez uma abordagem sobre a saúde masculina como um todo

Dr. Bruno Filho conversa com servidores do hospital sobre prevenção do câncer de próstata

No encontro, Dr. Bruno fez uma abordagem sobre a saúde masculina como um todo

O vice-prefeito de Areia Branca e médico, Dr. Bruno Filho, realizou na manhã desta terça-feira, 29, uma roda de conversa para os homens que trabalham no Hospital Municipal Sara Kubitschek, dentro da campanha Novembro Azul de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

No bate-papo com os servidores da unidade hospitalar, Dr. Bruno fez uma abordagem sobre a saúde masculina como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, com foco do Novembro Azul, que em Areia Branca tem como tema este ano “Homem se cuida sim”.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Câncer de próstata

Por ano, são 61.200 novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como todo tipo de câncer, quanto mais cedo a doença for descoberta, mais são as chances de cura. Estima-se que as taxas de cura sejam acima de 90 a 95% quando o tumor está em estágio inicial.

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade