Documento sintetizará programas e projetos para interiorização do Turismo no RN de forma ágil e técnica

0 souzaSouza (à esq.) foi o articulador do evento que discutiu o desenvolvimento do turismo potiguar

Foi de pleno êxito a audiência pública sobre “A interiorização do desenvolvimento e do turismo no RN”, promovida pelo mandato do deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), com suporte da Assembleia Legislativa, na  manhã de ontem, 9, no Auditório da Governadoria, Centro Administrativo, em Natal.

Souza propôs, ao final, sistematização do que já existe ou está em andamento no Estado, Sebrae, Fiern, prefeituras, Ong’s, Fecomércio, associações de municípios e iniciativa privada, para que o documento sirva de embasamento para políticas públicas comandadas pelo governo estadual. “Assim, teremos meios para adiantarmos ações que interiorizem o turismo de forma ágil e técnica “, afirmou.

A subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, representou o titular da pasta, Ruy Gaspar, que se encontra em ação promocional dos destinos potiguares na Itália. Ela frisou a ampla divulgação dos cinco polos turísticos nas diversas feiras e eventos do setor e salientou a importância de melhor sintonia entre as esferas do poder público, instituições privadas e organizações.

Plano de Desenvolvimento

“O turismo acontece pela sintonia e integração. Municípios e regiões turísticas devem acompanhar e se apropriar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo (PDITIS), elaborado de maneira participativa e aprovado pelos conselhos regionais de cada polo”, disse Solange Portela.

Assim, será possível “angariarmos recursos com o Governo Federal. E a sociedade civil, instituições de ensino, iniciativa privada e o legislativo também podem dar suas contribuições”, ressaltou a subsecretária.

Outro fator importante levantado no discurso foi a elaboração do Plano Estratégico e Marketing Turístico do RN, também de forma participativa, com foco no potencial das regiões e de como o Estado deve se posicionar nacional e internacionalmente frente a esses atrativos. Esse plano será confeccionado pela empresa americana de consultoria Solimar, cuja ordem de serviço deve ser entregue nas próximas semanas. Será uma realização com recursos do RN Sustentável.

A presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Aninha Costa, lembrou o resgate da presença do RN nos principais eventos do turismo, sempre divulgando os cinco polos, a exemplo dos amplos painéis instalados no Aeroporto Internacional de Campinas (SP), além da elaboração de roteiros também contemplando cidades de todos as regiões do Estado e divulgados no Brasil e no exterior.

Helder Maranhão, da Federação das Indústrias do RN (Fiern), falou sobre a industrialização descentralizada e criação de parques tecnológicos no interior do RN. Também elogiou Souza por ter feito discurso que está em sintonia “com o que a Fiern traz”.

Proadi

Otomar Júnior, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, anunciou que a pasta dá suporte ao setor turístico. Apontou caminho para apoio ao microempresário em todos os setores, criação de parques tecnológicos e dinamização do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para alargar a capacidade empreendedora potiguar.

O prefeito do Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), defendeu “a materialização de projetos turísticos”. Lembrou, por exemplo, do Lajedo de Soledade, que precisa ter maior apoio para virar algo de aproveitamentos contínuo.

George Gosson, em nome da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do RN (Fecomércio-RN) ressaltou a importância da iniciativa de Souza. E destacou que a Fecomércio tem feito pesquisas que apontam potencial turístico do interior, mas apontando necessidade de profissionalização e integração entre os mais variados segmentos.

Yves Guerra, do Sebrae, dissertou sobre experiências vitoriosas da entidade, em várias regiões do estado, capacitando setores como de hotéis, restaurantes e outros da cadeia turística.

Participantes

0 souza 2Representantes políticos e dos principais segmentos no Estado prestigiaram o evento

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Souza, a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, que representou o titular da pasta, Ruy Gaspar; presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emproturn), Aninha Costa; o gestor de turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra; o prefeito de Baía Formosa, José Nivaldo de Araújo Melo; o secretário adjunto de Desenvolvimento, Otomar Cardoso Júnior, o gerente do Espaço Empresarial da Fiern, Helder Maranhão; George Gosson, da Fecomércio-RN; e, representando a senadora Fátima Bezerra (PT), o ex-deputado e assessor Júnior Souto.

Os jornalistas Leonardo Souza (InterTV Cabugi) e Mauricéia Cavalcante (TV Tropical) foram convidados e fizeram exposição de trabalho de divulgação do RN que têm realizado nas respectivas emissoras. Leonardo, com o novo programa Rota InterTV, há seis meses no ar, e Mauricéia com o RN Turismo, já com 12 anos de atividades.

Vários outros prefeitos, secretários municipais de turismo e empresários do setor compareceram ao evento.

Fotos: Divulgação / Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *