Documento elaborado pelo Sebrae nacional mostra que o RN tem 82,9% dos microempreendedores em atividade

alVenda de roupas lidera as atividades exercidas por empreendedoras (Foto: Ilustrativa)

Do total de profissionais potiguares que trabalham por conta própria e enquadrados na categoria jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), a grande maioria encontrou na formalização a maneira deal para desenvolver o negócio. 82,9% dos MEI do Rio Grande do Norte estão em plena atividade, enquanto apenas 17,2% desistiram de empreender. Isso é o que revela o estudo nacional Perfil do Microempreendedor Individual 2013, divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta terça-feira, 17.

O documento traça um perfil dos donos de micronegócios no país a partir de uma análise de informações de várias fontes e de entrevistas realizadas com os empreendedores em todos os estados brasileiros. Foram ouvidos 2.889.244 MEI de todo o território nacional, sendo 444 deles do Rio Grande do Norte, o que equivale a cerca de 1,4% do universo de potiguares formalizados.

O levantamento mostrou que o RN é o quinto na região Nordeste tanto em número de empreendedores formalizados quanto em termos de crescimento de formalizações entre setembro de 2012 e agosto deste ano.

No Brasil, 53% dos MEI são do sexo masculino e 47% são mulheres, que estão à frente dos negócios, cujo faturamento anual não ultrapassa R$ 60 mil. No caso dos homens, os negócios concentram-se principalmente nas áreas de obras de alvenaria, comércio de artigos de vestuário e acessórios, instalação e manutenção elétricas, cabeleireiros e reparação de computadores. Já a liderança do ranking das atividades exercidas pelas empreendedoras fica com comércio de artigos do vestuário e acessórios, seguida de cabeleireiros; atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza; lanchonetes, casas de chá e similares; fornecimento de alimentos preparados e a confecção de roupas sob medida. (Com informações do Sebrae-RN).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *