Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide Rebouças quer manter a escrita: todos os prefeitos de Areia Branca que disputaram a reeleição, obtiveram Êxito (Foto: Assessoria de Comunicação)

Disputa pela Prefeitura de Areia Branca envolve três pré-candidatos; prefeita vai à reeleição

A prefeita Iraneide Rebouças quer manter a escrita: todos os prefeitos de Areia Branca que disputaram a reeleição obtiveram êxito (Foto: Assessoria de Comunicação)

Por Luciano Oliveira

Daqui a 90 dias os mais de 20 mil eleitores de Areia Branca voltam às urnas para eleger novos prefeito e vereadores do município. No campo majoritário até agora estão definidas as pré-candidaturas da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) concorrendo à reeleição, Veruska Lucena (Cidadania) e Toninho Cunha (PSB).

Mais uma vez a campanha marcha para uma polarização entre a prefeita Iraneide Rebouças e o nome que representa a família Cunha, mesmo adversário das eleições de 2016. Veruska, que estreia como postulante ao Executivo municipal, por enquanto é uma incógnita, já que nunca foi testada nas urnas.

Uma coisa parece certa: ainda não será desta vez que a política em Areia Branca terá uma terceira força. Após mais de quatro décadas ainda não surgiu um nome fora do eixo situação-oposição capaz de escrever uma nova página na história política do município.

A campanha que se aproxima vislumbra aspectos semelhantes à de 2016, quando a prefeita Iraneide Rebouças quebrou um jejum de mais de 20 anos da oposição sem vencer uma eleição para a prefeitura. Mas difere num detalhe: ela derrotou um esquema poderoso que tinha a prefeitura nas mãos. Agora, a situação inverteu: ela é a prefeita e sua gestão é muito bem avaliada pela população.

Toninho fará sua segunda tentativa de chegar à prefeitura (Foto: Assessoria de Comunicação)

O pré-candidato Toninho Cunha, que se configura oposição ao governismo, já é bastante conhecido dos areia-branquenses, pois pertence a uma família bem-sucedida no ramo da pesca, mas que fez carreira na política. Seu irmão, o hoje deputado estadual (segundo mandato) Manoel Cunha Neto, “Souza” (PSB), foi vereador, vice-prefeito e prefeito duas vezes deste município. O filho de Toninho, Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), é vereador e já foi presidente da Câmara Municipal de Areia Branca. E tem ainda o primo Antônio Carlos de Souza (PC do B), que é vereador atualmente. Toninho ainda não exerceu cargo eletivo, tenta pela segunda vez chegar à prefeitura. Na primeira, a tentativa foi frustrada.

Veruska Lucena é a novidade na disputa majoritária (Foto: Assessoria de Comunicação)

Em termos de representatividade política a pré-candidata Veruska Lucena ainda é uma ilustre desconhecida do eleitor, pois não se tem conhecimento de sua descendência na política local, nem que tenha participado diretamente de uma campanha eleitoral no município. Mas ela está motivada para a batalha, embora consciente que para galgar êxito terá que percorrer um longo “corredor polonês”, com situação de um lado e oposição do outro.

Nota: Nas fotos os pré-candidatos estão sem máscaras de proteção devido terem sido tiradas antes do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade