Luciano Oliveira - [email protected]

Diretor-presidente da Codern vem conhecer a estrutura do Porto-Ilha de Areia Branca

Pedro Terceiro de Melo codernPedro Terceiro de Melo vem conhecer o Porto-Ilha

O engenheiro Pedro Terceiro de Melo, visita nesta quinta-feira, 16, as obras de ampliação do Terminal Salineiro do Rio Grande do Norte (Tersab), em Areia Branca. Ele assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no dia 20 de janeiro e está será a primeira visita dele ao terminal, oportunidade em que conhecerá as instalações, acompanhará as operações de embarque de sal e será apresentado aos funcionários que trabalham no local.

Pedro Terceiro irá acompanhado dos diretores Técnico-Comercial da Codern, Hanna Safieh, e Administrativo-Financeiro, Gustavo Faria. O gerente do Tersab, Alexandro Barreto Dantas, também acompanhará a diretoria.

Também chamado de Porto-Ilha, o Tersab é responsável pelo escoamento do sal produzido nas salinas de Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca, gerando 25 mil empregos diretos e centenas de milhares de empregos na indústria química brasileira, para a qual o sal representa cerca de 20% dos seus insumos.

Atualmente, há 115 empregados lotados no Terminal Salineiro, sendo 43 na Gerência do Terminal, 8 na Guarda Portuária, 50 no Setor de Operações e 14 no Setor de Manutenção. Esses funcionários trabalham em turno de revezamento de 7 dias x 7 dias, ficando em média 36 empregados lotados na ilha, atendendo nas atividades administrativa, operacional, manutenção e segurança.

Atualmente, o Porto-Ilha passa por sua segunda grande obra nos últimos cinco anos. A primeira foi a repotencialização do sistema de atracação de navios, concluída em 2008. Atualmente, finaliza a ampliação de sua capacidade de armazenamento e de escoamento, uma obra complementar, que ampliará a capacidade de estocagem e escoamento de sal dos atuais 100 mil toneladas para 150 mil toneladas de sal. HANNAHanna Safieh integra comitiva que visita Areia Branca

Nos últimos três anos, 4,5 milhões de toneladas de sal foram escoadas pelo Tersab. O principal destino do insumo potiguar é a indústria química brasileira, especialmente na Bahia e em São Paulo. Mas a produção salineira local também é exportada para os EUA e a África. Em 2011, o Tersab recebeu 53 navios. Em 2010, foram 62 embarcações. Já em 2009, 65 atracações. (Com informações da Asscom/Codern).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade