A Prefeitura de Areia Branca esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte que aconteceu de quarta, 6, até sexta-feira, 8, no Mardunas Hotel, em Nísia Floresta.
A delegação foi formada por três representantes do município, sendo um da Prefeitura de Areia Branca, o diretor executivo de Cultura, Abner Souza, e dois da sociedade civil, Allyerly Dantas e Dayane Cassiano.
Na conferência foram debatidos os eixos “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, “Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social”, “Identidade, Patrimônio e Memória”, “Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, “Economia Criativa, Trabalho e Renda e Sustentabilidade” e “Direito às Artes e Linguagens Digitais”.
Durante a cerimônia, a secretária extraordinária de Cultura do RN, Mary Land Brito, destacou a necessidade da criação da Secretaria de Cultura para a promoção das politicas públicas no âmbito estadual, bem como a mobilização das oficinas de capacitação para projetos da Lei Paulo Gustavo.
O diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias, ressaltou que a Conferência Estadual era o momento para conferir a execução das ações propostas na edição anterior. “Estamos aqui reunidos para corrigir os erros e avançar na construção contemplando os anseios da diversidade da sociedade civil e dos movimentos sociais”, destacou o gestor.
No encerramento da Conferência Estadual, o diretor de Cultura de Areia Branca, Abner Souza, foi eleito delegado representante do território da cidadania Assú/Mossoró (onde o município de Areia Branca está inserido) para a 4° Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em Brasília, de 4 a 8 de março de 2024, promovida pelo Ministério da Cultura.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca