No domingo, 2, em Areia Branca, aconteceu a caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi definida em 2007 pela Organização das Nações Unidas. Um dia importante, pois muitas pessoas desconhecem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em Areia Branca, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimento a pessoas autistas no Centro Especializado de Reabilitação (CER II) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A caminhada realizada pela Prefeitura de Areia Branca em parceria com a Associação Elo, foi um dos pontos altos da programação da Semana de Conscientização do Autismo aberta na sexta-feira, 31, e que vai até quarta-feira, 5.
A programação segue nesta segunda-feira, 3, com o atendimento do neurologista, Dr. Wedney Lavínio, no CER II, a partir das 7h. E nas escolas municipais serão realizadas atividades como aulas temáticas, palestras, roda de conversa, leitura, apresentação de vídeos, fantoches e músicas, ilustrações, pinturas, frases para cartazes, poesias, paródias e jogos educativos.
Já na quarta-feira, 5, terá a exposição “Mais informação, menos preconceito: eu tenho talento!”, artes em pintura e o lançamento do livro “Anjo Azul”, da escritora Maria Emile, na Câmara Municipal, às 8h.
Ainda conforme a programação, de segunda a quarta-feira terá oficinas para as crianças com fonoaudiólogos, psicólogos e terapeuta ocupacional e no CER II no horário das 7h às 17h.
Que é autismo?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração no desenvolvimento neurológico que se inicia na infância e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.
Pessoas com autismo tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos, por exemplo. Além disso, também podem se interessar excessivamente por temas específicos ou apresentar dificuldade para se adaptar à mudanças na rotina.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca