Luana Bruno com alunos do Colegiado Estudantil da Escola Hercília Noronha
Uma das pioneiras no Rio Grande do Norte na implantação do método de educação em classes multisseriadas, a Escola Municipal Hercília Noronha, na comunidade de Serra Vermelha, promoveu nesta terça-feira, 16, o Dia das Conquistas, com uma programação voltada para o tema “Eu, você, todos pela educação”.
Adotar um dia específico para mostrar e avaliar a prática de uma gestão democrática, desenvolvida pelo colegiado estudantil, é a ideia central da iniciativa que teve a participação dos alunos, pais e a comunidade em geral, além de autoridades municipais como a prefeita Luana Bruno (PMDB) e o secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, entre outros.
A abertura oficial da programação foi feita pela diretora da Escola Municipal Hercília Noronha, Elisiane França, que fez uma abordagem sobre o Dia das Conquistas, destacando tratar-se de uma oportunidade para divulgar os avanços e progressos de cada aluno, além de interagir com a comunidade. Mães de alunos participaram das atividades desenvolvidas na manhã de hoje
Moradora na comunidade de Serra Vermelha, Elisiane França é um exemplo de dedicação à escola onde já foi aluna. Na oportunidade, ela chamou à frente a professora Antonia Maria, de quem foi aluna, e disse estar orgulhosa de hoje ter a educadora como vizinha e companheira de trabalho.
Falaram ainda na abertura do evento, a coordenadora municipal da Educação do Campo, Terezinha Paixão, e o secretário de Educação do município, professor Vicente Faustino, que enalteceram a direção da escola pela iniciativa, destacando que uma boa educação se faz com a participação de todos.
A prefeita Luana Bruno se mostrou empolgada com o evento, que na prática foi conduzido pelos alunos do 1º ao 5º ano que formam o colegiado estudantil do estabelecimento de ensino.
Em sua fala aos presentes, Luana Bruno disse que a escola era um exemplo da construção de uma proposta de educação diferenciada, sustentada por uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. “Iniciativas como o Dia das Conquistas nos motivam a trabalhar para ampliar o acesso à educação básica no campo e a melhorar a qualidade do ensino e o rendimento de alunos de classes multisseriadas rurais”, destacou.
Em Areia Branca, o projeto Escola Ativa está presente nas comunidades de Upanema de Cima, Freire, Serra Vermelha, Casqueira, Assentamento Santos Reis, Canto do Amaro, São José, Morro Pintado, Redonda e Ponta do Mel. Vicente Faustino e Victor Porfírio ao lado da prefeita Luana Bruno conferem lembrancinhas distribuídas pelas alunas
No município, o método vem sendo desenvolvido desde 1998 por meio de classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
Além da prefeita Luana Bruno, do secretário de Educação, Vicente Faustino, e da coordenadora de Educação de Campo, Terezinha Paixão, participaram ainda, do evento, o Assessor Executivo, Victor Porfírio, os secretários municipais Lauro Vale (Gabinete Civil), Casimiro Neto (Administração) e os gerentes executivos Francisco Melo (Eventos), Viviane Araújo (Turismo) e César Albuquerque (Esportes), além de supervisores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação. Equipe de apoio e docentes com a diretora da escola, Elisiane França (última, à dir.)
Fotos: Erivan Silva / Jailton Rodrigues