Luciano Oliveira - [email protected]

Dia das Conquistas na Hercília Noronha mostra e avalia a prática de uma gestão democrática desenvolvida pelo colegiado estudantil

LUANA BRUNO COM MEMBROS DO COLEGIADO ESTUDANTIL, DURANTE O EVENTO NA ZONA RURALLuana Bruno com alunos do Colegiado Estudantil da Escola Hercília Noronha

Uma das pioneiras no Rio Grande do Norte na implantação do método de educação em classes multisseriadas, a Escola Municipal Hercília Noronha, na comunidade de Serra Vermelha, promoveu nesta terça-feira, 16, o Dia das Conquistas, com uma programação voltada para o tema “Eu, você, todos pela educação”.

Adotar um dia específico para mostrar e avaliar a prática de uma gestão democrática, desenvolvida pelo colegiado estudantil, é a ideia central da iniciativa que teve a participação dos alunos, pais e a comunidade em geral, além de autoridades municipais como a prefeita Luana Bruno (PMDB) e o secretário municipal de Educação, professor Vicente Faustino Filho, entre outros.

A abertura oficial da programação foi feita pela diretora da Escola Municipal Hercília Noronha, Elisiane França, que fez uma abordagem sobre o Dia das Conquistas, destacando tratar-se de uma oportunidade para divulgar os avanços e progressos de cada aluno, além de interagir com a comunidade. DIA DAS CONQUISTAS OK                                Mães de alunos participaram das atividades desenvolvidas na manhã de hoje

Moradora na comunidade de Serra Vermelha, Elisiane França é um exemplo de dedicação à escola onde já foi aluna. Na oportunidade, ela chamou à frente a professora Antonia Maria, de quem foi aluna, e disse estar orgulhosa de hoje ter a educadora como vizinha e companheira de trabalho.

Falaram ainda na abertura do evento, a coordenadora municipal da Educação do Campo, Terezinha Paixão, e o secretário de Educação do município, professor Vicente Faustino, que enalteceram a direção da escola pela iniciativa, destacando que uma boa educação se faz com a participação de todos.

A prefeita Luana Bruno se mostrou empolgada com o evento, que na prática foi conduzido pelos alunos do 1º ao 5º ano que formam o colegiado estudantil do estabelecimento de ensino.

Em sua fala aos presentes, Luana Bruno disse que a escola era um exemplo da construção de uma proposta de educação diferenciada, sustentada por uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. “Iniciativas como o Dia das Conquistas nos motivam a trabalhar para ampliar o acesso à educação básica no campo e a melhorar a qualidade do ensino e o rendimento de alunos de classes multisseriadas rurais”, destacou.

Em Areia Branca, o projeto Escola Ativa está presente nas comunidades de Upanema de Cima, Freire, Serra Vermelha, Casqueira, Assentamento Santos Reis, Canto do Amaro, São José, Morro Pintado, Redonda e Ponta do Mel.DIA DAS CONQUISTAS OK 2                       Vicente Faustino e Victor Porfírio ao lado da prefeita Luana Bruno conferem lembrancinhas distribuídas pelas alunas

No município, o método vem sendo desenvolvido desde 1998 por meio de classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.

Além da prefeita Luana Bruno, do secretário de Educação, Vicente Faustino, e da coordenadora de Educação de Campo, Terezinha Paixão, participaram ainda, do evento, o Assessor Executivo, Victor Porfírio, os secretários municipais Lauro Vale (Gabinete Civil), Casimiro Neto (Administração) e os gerentes executivos Francisco Melo (Eventos), Viviane Araújo (Turismo) e César Albuquerque (Esportes), além de supervisores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.DIA DAS CONQUISTAS ELAS                     Equipe de apoio e docentes com a diretora da escola, Elisiane França (última, à dir.) 

Fotos: Erivan Silva / Jailton Rodrigues

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade