Luciano Oliveira - [email protected]

Desfile cívico de 7 de setembro foi marcado por protestos pelo Brasil a fora; em Natal a governadora não compareceu

7 natalDesfile cívico em Natal começou às 8h30, sem a presença da governadora Rosalba Ciarlini (Foto: Roberto Lucena /Celular)

Sem a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que foi foi representada pelo secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, o desfile cívico de hoje, 7 de setembro, em Natal, atraiu apenas 2 mil pessoas, quando a organização do evento tinha expectativa de atrair 15 mil espectadores .7 natal 2Desfile Cívico em Natal foi interrompido por policiais civis que estão em greve. Os policiais   invadiram o desfile com cartazes e faixas e um   grito de ordem “Fora Rosalba” e acabou  em confronto com policiais da guarda do exercito. (Com informações do site Portal no Ar).

Após protestos nas ruas ao redor da Praça Cívica, no Centro, manifestantes realizaram um “roletaço” na parada de ônibus do Baldo.

Em Brasília, o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, durou cerca de uma hora e transcorreu com tranquilidade, segundo a área de segurança da Presidência da República.7                    Presidente Dilma chega no Rolls-Royce presidencial para o desfile de hoje (Foto: Reprodução/Twitter)

A presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ministros e outras autoridades participaram da cerimônia.

Após passar em revista as tropas, Dilma se juntou às outras autoridades no palanque e, depois do Hino Nacional, da Independência, autorizou o início do desfile. Neste ano, o tema da cerimônia foi “Brasil de Alma e Coração”. 

Em São Paulo, aproximadamente 18 mil pessoas assistiram na manhã hoje ao desfile militar do 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, zona norte. Participaram do espetáculo quase 8 mil civis e militares.7 sp                 Desfile militar do 7 de Setembro no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (Foto: Tiago Queiróz/AE)

O evento, que começou às 9h, ocorreu sem registro de incidentes. Houve apenas uma intervenção do deputado estadual Major Olímpio (PDT), que aproveitou os minutos de silêncio na execução do Hino Nacional para cobrar do governador Geraldo Alckmin uma posição sobre as denúncias de formação de quartel nas licitações do transporte público. Ele também pediu melhores salários para os policiais.

No Rio de Janeiro, Os protestos marcados na internet para 7 de setembro levaram as Forças Armadas e a Polícia Militar a reduzir seus efetivos na participação do tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência. O Exército, que coordenou o evento na cidade, confirmou a redução de 40% no efetivo (considerando também Aeronáutica e Marinha) em razão de ameaças de ataques durante o evento.7 1Efetivo de desfile cívico foi reduzido devido a protestos marcados para 7 de setembro (Foto: Adriano Ishibashi / Frame / AE)

O desfile, marcado para às 9h deste sábado, reuniu seis mil participantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, escolas militares, além de entidades civis.SETE DE SETEMBRO/RIO/PROTESTOManifestantes enfrentam Policiais Militares durante protesto na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, durante o Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro. O protesto foi organizado pela Frente Independente Popular e Anonymous Rio (Foto: Bruno Jenz/Eleven/Estadão Conteúdo)

Em Foraleza, os protestos no desfile cívico militar foram reprimidos por forte aparato policial. Trinta pessoas foram detidas mascaradas e portando bombas de gás, paus, pedras e baladeiras e até uma com manual de guerrilha na mochila, segundo balanço apresentado pelo comandante da operação, coronel Túlio Studart. 7 fortalezaO tradicional desfile cívico militar em comemoração à Independência do Brasil aconteceu na Beira-Mar, em Fortaleza. (Foto: Divulgação)

Um grupo de policiais federais se manifestou ao lado da tribuna de honra do desfile, reclamando pacificamente contra o que eles chamaram de sucateamento da corporação. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), não compareceram ao desfile.  O Exército calculou em 30 mil as pessoas que assistiram ao desfile ao longo de quatro quilômetros de beira-mar.

Em Recife, o desfile na Imbiribeira contou com a presença de 3.248 homens das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal do Recife. Houve ainda cinco mil alunos de escolas públicas e particulares.

7 27 3Cerca de 60 mil pessoas assistriram o desfile cívico em Recife (Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem) 

O desfile começou com a revista de tropa feita pelo governador Eduardo Campos (PSB), que estava acompanhado dos comandante Militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi, e do comandante do Destacamento Militar, general Antonio Carlos de Souza. O palanque oficial, onde estavam as autoridades, foi instalado na frente do Geraldão. (Com informações da internet).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade