Desembargador Virgílio Macêdo no seu discurso de posse no TRE-RN
O desembargador Virgílio Macêdo tomou posse no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), na tarde de ontem, 1º, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Natal. A desembargadora Zeneide Bezerra também foi empossada como vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral. Os dois vão exercer o mandato no biênio 2014-2016. Ao final de um ano, haverá uma troca dos cargos. Na mesma solenidade foram empossados os desembargadores substitutos: Ibanez Monteiro e Glauber Rêgo, respectivamente.
Nascido em Natal, o desembargador Virgílio Macedo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi nomeado juiz de direito em dezembro de 1986 atuando primeiramente na comarca de Augusto Severo. Em seguida, assumiu as comarcas de São José de Campestre, Areia Branca, Macaíba e Natal. Em março de 2010 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado.
Já a desembargadora Maria Zeneide Bezerra nasceu em Parnamirim e também concluiu o ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi nomeada juíza de direito em setembro de 1980 e atuou nas comarcas de Touros, São Gonçalo do Amarante, Tangará e Ceará-Mirim, tendo sido nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte em setembro de 2010.
A mesa esteve composta pelos membros da Corte do TRE-RN, desembargador Amílcar Maia, desembargador João Rebouças, os desembargadores empossados, Virgílio Macedo e Zeneide Bezerra, juiz federal Eduardo Guimarães, os juízes Artur Cortez, Sérgio Maia, Verlano Medeiros e Carlo Virgílio, além do Procurador Regional Eleitoral, Gilberto Barroso.
Também fizeram parte da mesa as seguintes autoridades: a governadora Rosalba Ciarlini; ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Aderson Silvino; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta; representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional RN, advogado Armando Holanda; e a diretora-geral do TRE-RN, Andréa Campos.
Desembargadora Zeneide Bezerra, vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral
Em seu discurso, o desembargador Virgílio Macedo afirmou que a troca de dirigentes do Tribunal, no momento em que estamos a pouco menos de quarenta dias para o pleito eleitoral, de ordem nacional, não seria o mais adequado e razoável. “É preciso mudar isso”, enfatizou.
Disse ainda, que por mais que se tenha “um extraordinário corpo de servidores dos mais qualificados, como é o caso do TRE-RN, um outro problema sempre penderá de uma solução, ainda que transitória e inadiável, como é o caso da contratação do pessoal de apoio para funcionamento das urnas, antes reservada ao TSE e bem em cima da hora transferida para os Regionais; assim como a questão da segurança do próprio pleito”.
A respeito do cenário político eleitoral do Estado, disse que não é muito desigual do restante do país: “Não tenho receita nem fórmulas, senão as já centenariamente conhecidas de todos nós, embora não me falte um pingo de ânimo para enfrentar os problemas quando trazidos para a Corte”. (Com informações do TRE-RN).