Foi realizada na sexta-feira, 31, a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Glauber Rêgo, e de seu vice-presidente, o desembargador Cornélio Alves, que também atuará como corregedor eleitoral. Também foram empossados os desembargadores suplentes Amaury Moura e Judite Nunes, que assumiram a presidência do órgão em anos anteriores. Eles ficarão à frente da Justiça Eleitoral potiguar no biênio 2018-2020.
O novo presidente do TRE-RN empossou no sábado, 1º, a nova equipe que estará à frente da gestão. Assumiram os cargos a Diretora-Geral, Simone Maria de Oliveira Soares Mello, a secretária de Administração e Orçamento,Andrea Campos e a secretária de Gestão de Pessoas, Maria Teresa Farache Porto, além do grupo de assessores.
Glauber Rêgo saudou a equipe e disse que o compromisso de todos é com a Instituição, com o trabalho e a transparência.
“Conclamo todos vocês a trabalharmos juntos nessa etapa que se inicia. O pleito de outubro merece toda nossa dedicação e empenho. Trabalharemos com a marca da ética e em prol da democracia” disse o presidente ao empossar a equipe.
Posse
A solenidade ocorreu na sede recentemente inaugurada, situada na Avenida Rui Barbosa, 215, bairro Tirol, atrás do Fórum Eleitoral de Natal e contou com a presença de autoridades civis, militares e políticas locais e de outros estados. Em seu discurso de posse o desembargador Glauber ressaltou que fará uma gestão de “continuidade dos bons serviços realizados pelos presidentes anteriores” e que foram tomadas as medidas necessárias para “assegurar a tranquilidade durante o período eleitoral, incentivando a plena participação do eleitorado, apesar do momento conturbado da política nacional”.
O desembargador considerou positivo “o desenvolvimento do sentimento cívico de boa parte da população que tem se organizado contra os desmandos políticos”. Ele destacou “a importância do empoderamento da população para reverter o descaso da classe política no trato dos assuntos públicos” e que o voto “funciona como instrumento o controle do desempenho dos agentes políticos, decorrendo daí sua importância para alcançar as mudanças que a sociedade deseja”.
Ele explicou que as diligências para garantir as eleições regulares e seguras foram programadas desde a gestão antecedente, que merece congratulações “não só por esse trabalho que vem sendo bem executado, como também por medidas específicas” tais como o cadastramento biométrico de 100% do eleitorado do estado e a finalização da construção a nova sede, “providências que terão importância crucial para um melhor desempenho das atividades da Justiça Eleitoral”.
O presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Expedito Ferreira, compôs a mesa do evento e parabenizou a nova presidência, considerando que será uma “administração profícua, capaz de garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia”. Já o desembargador Dilermano Mota, que deixou a presidência do Tribunal Eleitoral potiguar, desejou “sorte e serenidade para a nova a gestão do TRE-RN, que certamente continuará sendo um Tribunal de excelência e referência para os demais tribunais do país”.
Fotos: Divulgação/TRE-RN