Luciano Oliveira - [email protected]

Deputado Souza chama a atenção para a situação do Itep e cobra melhorias para o órgão

0 souza 2Souza voltou a alertar sobre a situação do Itep no Estado (Foto: Eduardo Maia / ALRN) 

O deputado estadual Souza Neto (PHS) solicitou, durante sessão ordinária nesta terça-feira, 19, melhorias para o Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep). O parlamentar se reuniu com o diretor do Instituto, Odair Júnior, para conversar sobre a situação.

“O Itep atende a mais de 60 municípios e a falta de médicos legistas tem causado sérios transtornos aos familiares das vítimas. Solicitamos a regularização da escala de médicos, e de acordo com o diretor Odair Júnior, a solução seria a realização de um concurso público”, disse Souza.

O deputado chama a atenção para a situação do Itep, em Mossoró, e destaca que os índices de violência no RN impactam diretamente na demanda das atividades do órgão.

O efetivo do Itep foi reduzido por causa de falecimentos e aposentadorias. Atualmente o quadro de funcionários do Instituto é formado por 24 peritos, 14 médicos legistas, 2 psicólogos e 2 psiquiatras. Os peritos realizam os exames e usam o horário de folga para confeccionar os laudos.

Odair Júnior disse ao deputado Souza que o ideal seria 180 peritos criminais e 80 médicos legistas e além do concurso público apontou como solução, a realização de um processo seletivo imediato para contratação de legistas.

“É preciso destacar o esforço da atual gestão em busca de resultados diante das condições mínimas que existem. A Secretaria de Segurança precisa tomar medidas urgentes para suprir pelo menos a escala de médicos legistas do interior do Estado”, disse Souza.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade