
O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) esteve, na quarta-feira, 24, no Ministério da Agricultura (Mapa), onde se reuniu com o Diretor de Sanidade Vegetal, Carlos Goulart. Na oportunidade, o deputado defendeu o projeto que viabiliza a ampliação dos municípios que integram a área livre da praga mosca-das-frutas (Anastrepha grandis).
A medida visa incluir os municípios de Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino.
O deputado afirma que a expansão beneficiará produtores para atender às exigências de países importadores que caracterizam a espécie como praga quarentenária, impondo restrições a produtos como melão, melancia e, também, abóbora e pepino.
Atualmente, a área é integrada pelos municípios de Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Baraúna, Assu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Porto do Mangue e Upanema, que abrange um total de 8.409 quilômetros quadrados.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado Beto Rosado diz que a reunião no ministério foi positiva e que o órgão está finalizando um estudo para que essa ampliação possa ocorrer.
“Essa ampliação é essencial para que novos municípios possam exportar suas frutas, gerando mais empregos e renda para a população potiguar”, completa o deputado.
Fotos: Vanessa d’Oliviêr