Luciano Oliveira - [email protected]

Deputado federal potiguar será empossado para exercer o 11º mandato consecutivo

HENRIQUE ENTRE UM DOS MELHORES Henrique Alves é o parlamentar com o maior número de mandatos

O deputado veterano da Câmara Federal é Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que atingiu o maior número de mandatos consecutivos: foi eleito para o 11º em 3 de outubro passado. O deputado completa 40 anos de Câmara agora em fevereiro de 2011 e tem vaga garantida até 2015.

Henrique Eduardo Alves está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas (1933-1982). O parlamentar do Rio Grande do Norte chegou à Câmara com 22 anos. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves (falecido em 2006).

Atual líder do PMDB, cargo que ocupa desde 2007, já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O momento mais marcante dessa carreira, segundo Alves, foi a promulgação da Constituição de 1988. “Aquele foi um momento vivo da cidadania, da participação popular. Foi o ponto mais alto da Casa”.

Conselhos

Aos novatos, o deputado aconselha equilibrar os trabalhos no Congresso e o contato com as bases eleitorais nos estados, manter a coerência e esquecer a vaidade. Segundo ele, essa é a receita para que o novo parlamentar não desapareça no universo de 513 deputados.

Por ter o maior número de legislaturas, o deputado pode ser designado para comandar a eleição da próxima Mesa Diretora nesta terça-feira, e tem a prerrogativa de assumir a presidência da sessão e das comissões na ausência do titular.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade