Luciano Oliveira - [email protected]

Deputada Larissa Rosado solicita da governadora e do secretário da Agricultura a retomada do Programa do Leite em todo o Estado

0Larissa Rosado se mostra preocupada com o futuro do Programa do Leite (Foto: Reprodução)

A deputada Larissa Rosado (PSB) protocolou requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN (AL-RN) solicitando da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas, a retomada do Programa do Leite, em todo o Estado.

Ela justifica que o programa foi criado para combater a mortalidade infantil, na década de 1990 e chegou a uma produção diária de 600 mil litros de leite, atendendo cerca de 150 mil famílias, mas atualmente os produtores estão receosos quanto a sua permanência.

“Os produtores estão desestimulados por conta de tantas promessas do governo que não são confirmadas. Vinte indústrias beneficiadoras devem demitir pessoal, agravando os problemas no campo. Cerca de 77% do leite beneficiado diaramente pelas usinas são destinados ao Programa do Leite, que também absorve 25% de todo  o leite produzido, segundo dados do IBGE”, afirmou.

Segundo ainda Larissa Rosado, desde que o programa foi criado em 1994, o Rio Grande do Norte registrou sempre crescimento maior que o verificado no Nordeste e no Brasil, em termos da quantidade de leite produzido, número de vacas ordenhadas e valor da produção.

A deputada disse ainda que na última década, desde que o pagamento começou a atrasar, os números cresceram com menor intensidade ou regrediram. “Esperamos sensibilidade por parte do governo para dar continuidade a esse programa que é tão importante para o meio rural e complementação alimentar para os que mais precisam”, afirmou Larissa.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade