Larissa Rosado diz que Mossoró é terra de gente brava e guerreira
Nesta quarta-feira, 9, no plenário da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) registrou os 141 anos de emancipação política de Mossoró, e abordou a polêmica sobre a legitimidade da data, já que historiadores afirmam que o dia é 15 de março de 1852, e não 9 de novembro de 1870.
“Divergências históricas à parte, Mossoró é terra de gente brava e guerreira e que merece ter seu aniversário de emancipação política comemorado todos os dias”, disse Larissa, acrescentando que a data deve servir de reflexão sobre onde a cidade deve melhorar.
Segundo ela, problemas como alta taxa de homicídios, piora dos indicadores de saúde, conforme Índice Firjan, falta de leitos de UTI neonatal e aumento do risco de epidemia de dengue, entre outros, merecem mais atenção das autoridades competentes.
Polêmica semelhante ocorre em Areia Branca, gerando questionamentos sobre a data correta da emancipação política do município, que é comemorada em 22 de outubro.
Segundo alguns pesquisadores, o correto seria festejar o aniversário de Areia Branca a partir de 16 de fevereiro de 1892 e não 22 de outubro de 1927.