
Passados mais de 15 anos de espera, finalmente os professores que fizeram o curso do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) vão ter o seu sonho concretizado. E a boa notícia realiza-se por meio da gestão Viva o Progresso, quando a Prefeita Luana Bruno (PMDB), sensibilizada com esses professores que desde o ano de 2000 fizeram o curso de qualificação profissional, mas não tiveram durante todo esse período o reconhecimento por parte dos gestores das administrações que a antecederam.
Reconhecendo o esforço e o direito desses professores e, principalmente devido às políticas públicas de valorização salarial dos servidores adotadas em sua administração, a prefeita sancionou a Lei Municipal nº 1.287/2016, em que reconhece o diploma do curso de Proformação, ministrado à época pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), como curso de graduação superior, regularizando a situação de vários professores que antes tinham somente o curso do magistério.
Além disso, mesmo diante das imensas dificuldades financeiras pelas quais atravessa o município, a prefeita Luana Bruno autorizou também que, a partir da folha do mês de abril, seja efetivado o pagamento da diferença salarial para esses professores, que terão uma melhoria substancial em seus vencimentos a partir deste mês.
Foram contemplados, incialmente, mais de 30 professores com essa mudança do Nível I para o Nível II, por terem já apresentado o diploma de conclusão. Em termos práticos, isso significa que eles passarão a receber a partir de agora, em vez do valor do piso do professor Nível I, relativo à formação do curso médio, passarão a receber o Piso do professor Nível II, de graduação superior, tendo como diferença um aumento de 40% (quarenta por cento) sobre o valor bruto dos seus salários anteriores.
A prefeita Luana Bruno manifesta a sua imensa alegria e congratulação em ter proporcionado mais essa vitória aos professores do município, especialmente aos do Proformação, reafirmando na prática seu compromisso em prol da educação e da valorização profissional, e não apenas em belos discursos de retórica já proferidos por outros gestores.
Segue a relação dos primeiros professores contemplados com essa mudança a partir de abril. Outros serão incorporados. Para isso, só precisam procurar a Secretaria Municipal de Educação com os documentos exigidos na lei, originais e cópias autenticadas .
Segue a relação nominal dos professores com diploma do curso de Proformação para mudança do Nível I para Nível II, segundo Lei Municipal nº 1.287/2016, sancionada pela prefeita Luana Bruno.
Mudança com requerimentos e diplomas autenticados:
Nº | Matrícula | Servidor(a) |
1 | 5461/1 | Aline Katalene Dantas do Nascimento |
2 | 5508/1 | Alzeni Guimarães de Alencar |
3 | 5052/1 | Angela Cristina Siqueira de Melo |
4 | 5586/1 | Antonia Maria de Gois Souza |
5 | 5569/1 | Antonio Batista do Vale |
6 | 5404/1 | Aurineide Batista de Souza Câmara |
7 | 5760/1 | Edileika Barreto da Silva Cabral |
8 | 5681/1 | Edilma Garcia Moura da Silva |
9 | 3444/1 | Elisamar Severiano Viana |
10 | 5428/1 | Francisca Lucia do Nascimento Sousa |
11 | 5129/1 | Jose Bernardo do Nascimento |
12 | 5738/1 | Jucileia Cristiane Leonez |
13 | 16184/1 | Maria Cristiane Souza B. Nascimento |
14 | 5308/1 | Maria da Gloria de Souza |
15 | 5109/1 | Maria da Salete Oliveira de Azevedo |
16 | 5246/1 | Maria das Graças dos Santos Medeiros |
17 | 5341/1 | Maria de Fatima Ferreira Severiano |
18 | 5225/1 | Maria Francisca Avelino |
19 | 5113/1 | Maria Luzenir Santos da Silva |
20 | 5084/1 | Marluce Avelino Mendonça |
21 | 5332/1 | Neuza Medeiros da Silva |
22 | 5183/1 | Rosana Maria Simão de Gois Fernandes |
23 | 5187/1 | Tania Antonia da Silva Souza |
24 | 5060/1 | Ducineide de Souza Dantas |
25 | 6050/1 | Emirani Carlos Barbosa Guardião |
26 | 5582/1 | Liza Mirelle Albuquerque de Araujo |
27 | 6266/1 | Maria Celia da Rocha Silva |
28 | 5275/1 | Maria da Conceição de Moura |
29 | 6025/1 | Maria da Conceição dos Santos Araujo |
30 | 5961/1 | Maria Ednilde Rebouças Souza |
31 | 6079/1 | Neide Maria jerônimo de Souza |
32 | 5334/1 | Sandra Helena Rocha de Oliveira |
“Na oportunidade, informamos que a política de valorização do servidor tende a continuar levando-se em consideração o momento financeiro nacional e local, mas em conversa com o secretário de Educação do município, Vicente Faustino Filho, solicitei a retomada dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Readequação do Plano Municipal do Magistério para que possamos entregar mais este beneficio para os servidores da educação”, conclui Luana Bruno.