Defesa Civil em Mossoró monitora pontos críticos de alagamentos

Equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos fazendo trabalho de drenagem em ponto crítico

A Defesa Civil de Mossoró realiza um trabalho preventivo, verificando os principais pontos de alagamentos na cidade. Com a chegada do período chuvoso, os profissionais fazem a identificação dos riscos e o planejamento preventivo para evitar maiores problemas, como alagamentos e desastres naturais.

Os pontos críticos de alagamentos já foram mapeados e estão sendo monitorados pela equipe. Os profissionais fizeram um levantamento e relatório contendo os locais que precisam passar por manutenção.

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, várias ações estão sendo realizadas, como a desobstrução de bocas de lobo, canais de drenagem e córregos.

Prevendo possíveis pontos de alagamentos na cidade, a Defesa Civil montou um plano de ação de enfrentamento a alagamentos. As ações vão ocorrer em parceria com a Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito do município.

“Desde janeiro estamos montando esse planejamento com a Defesa Civil. Ao percebermos chuvas fortes na cidade, nossa equipe estará atenta aos pontos críticos. Os agentes de trânsito vão aos locais com insistência a alagamentos. Verificando a condição e notando o perigo iremos sinalizar e interditar aquela rota. Inclusive, quem utilizar o aplicativo Waze, estará sendo notificado sobre o bloqueio e pontos de alagamentos na cidade”, explicou Luís Correia, Diretor Executivo de Mobilidade.

“Estamos monitorando situações de alagamentos. Alguns locais que nós já tínhamos monitorado no mês de janeiro, enfrentaram problemas. Mas estamos reforçando junto aos setores competentes a urgência para a solução dos problemas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama.

É de suma importância a participação da população nesse período chuvoso. Não jogue lixo em via pública, pois isso causa a obstrução de galerias e bocas de lobos, comprometendo o escoamento da água, causando alagamentos na cidade.

“É importante a população ficar atenta, durante a chuva, ao perceber que a água da chuva chegou ao meio do pneu do seu carro, não ultrapasse. É interessante mudar de rota, mesmo que demore mais a chegar ao seu destino”, enfatizou Gama.

A previsão do tempo para os próximos sete dias é de tempestades isoladas com raios e trovões. Caso precise, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Além disso, a GCM e os agentes de trânsito estão a disposição da população pelo telefone 153, a ligação é gratuita.

Fotos: Reprodução/PMM

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *