Luciano Oliveira - [email protected]

Decreto proibirá atracação de embarcações na área destinada à construção do Tirol

CAIS DO PORTO DE AREIA BRANCA TERÁ RESGATEExtensão do cais onde será construído o novo Tirol

Ao lançar ontem, 30, a pedra fundamental do futuro Centro Cultural Miramar, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), anunciou mais uma obra importante que faz parte do resgate histórico de Areia Branca. Ele informou que nos próximos dias estará dando início às obras de construção do novo Tirol, localizado na extensão do Cais Tertuliano Fernandes, em frente à Praça Dix-Sept Rosado.

Mas enquanto as obras não iniciam, o governante disse que vai baixar Decreto Municipal proibindo a atracação de embarcações nas estacas que foram fincadas no local da obra. Segundo ele, o material está sendo danificado em razão de estar sendo usado como apoio nas manobras feitas no local.

Nos seus escritos, o médico e escritor areia-branquense que reside em Brasília, Evaldo Oliveira, escreveu que o Tirol era localizado à beira do rio e funcionava como terminal de passageiros para os barcos que provinham especialmente de Porto Franco e Grossos. “Não há uma data precisa de quando foi construído nem, tampouco, quando e como foi destruído”, acrescentou.

AREIA BRANCA TIROL Na foto histórica do saudoso Antônio do Vale, o antigo Tirol abaixo, em destaque

“Local de encontros e despedidas durante o dia, à noite tornava-se o paraíso dos namorados e das famílias que, de passagem pelo cais, à beira do rio, curtindo o frescor da noite, tinham no Tirol um local de privilegiada visão do outro lado do rio, com destaque para a Barra, Pernambuquinho e os respingos de luz que escapavam de Tibau, depois do ponto em que o rio se encontra com o mar”, escreveu Evaldo.

“Grupos de amigos, pescadores de fim de semana, faziam do Tirol um refúgio para as conversas e o desperdício de suas minhocas”, finaliza.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade