“Dê uma mão a Mãozinha”, slogan de mais um pré-candidato a vereador na Salinésia

MÃOZINHA E FRACINALDO“Mãozinha” (de camiseta branca) entra em cena com o apoio do irmão Francinaldo

Para alguns areia-branquenses, as eleições de 2012 ainda estão muito distantes. Mas uma parcela considerável já vive o clima do embate eleitoral nas ruas. É como se o pleito fosse acontecer hoje. Prova disso é a grande quantidade de pré-candidaturas à Câmara Municipal de Areia Branca. Só o PCdoB já contabiliza mais de 20 propensos nomes à disputa proporcional no próximo ano.

E como já é uma praxe nas eleições, sempre surgem candidatos com nomes exóticos e slogans realmente inusitados. Tudo indica que o criativo Francinaldo Bezerra da Silva, o “Francinaldo das Quadrilhas”, que concorreu à Câmara Municipal em 2008 pelo PCdoB e obteve 228 votos, não se submeterá novamente ao desafio das urnas. Mas já tem um sucessor.

O popular “Mãozinha”, que é irmão de “Francinaldo das Quadrilhas”, será o nome da família para disputar uma cadeira no Legislativo areia-branquense nas eleições vindouras. O empolgado pré-candidato já tem slogan de campanha pronto: “Dê uma mão a Mãozinha”. Uma pérola, considerando que ele, o “Mãozinha”, foi criativo, usando sua própria deficiência física (ele só tem uma mão) para lançar um slogan com duplo sentido, porém objetivo.

No caso de “Mãozinha”, cuja deficiência nunca o atrapalhou no desenvolvimento de atividades às vezes até dificultosas para pessoas normais, o slogan constitui uma poderosa ferramenta de propagação do seu nome junto ao eleitorado. Mas têm slogans que de tão exóticos findam sendo sem graça, apelativos. E até pejorativos.

Na cidade de Mirante da Serra (RO), um candidato a vereador pelo PPS, registrou no Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado o nome de “Cagado”. Imaginem do que seria capaz esse cidadão, na Câmara Municipal da sua cidade, se eleito.

O Blog colheu junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nomes de candidatos e slogans realmente intrigantes. Observem alguns:

”Abra o olho, seu voto vale ouro,
não troque por migalhas seu tesouro “

Benjamim Azevedo,
candidato a vereador pelo PV

”Vote consciente, vote sereno, fique tranqüilo”
Sereno da UFMG,
candidato a vereador pelo PT

”Se for eleito para a Câmara, quem vai fazer
todos os meus projetos é você eleitor “

Délvis,
candidato a vereador pelo PP

No site do TSE, tem ainda algumas pérolas relacionadas a nomes de candidatos a vereador, como essas, divididas por categoria:

Relacionados à Animais: Canarinho, Elisa da Proteção dos Animais, Tião Gato, Tico Tico.

Religião: Ana do Padre Frederico, Pastor Amarildo Poggianela, Pastor Carlos, Pastor Jorge, Pastor José Carlos, Pastor José Roberto, Pastor Marquinhos, Presbítero Jorge Rodrigues.

Polícia Militar/Civil: Cabo Alexandre, Cabo André Costa, Cabo Castilho, Cabo Pires, Cabo Raimundo, Cabo Regina, Delegada Sônia Parma, Sargenta Dailze Seiberlick, Sargento Corrêa.

Profissões ou locais de trabalho: Amauri Celular, Antunes Motorista, Caetano do Ceasa, Cb Wilson do Gás, César Fotografo, Cidão dos Esportes, Delmar Enfermeiro/Professor, Dicão Camelô, Gomes do Tupi, Gonzaga do Táxi, Guará da Guaragil, Gueminho do Tq, Irani Conselheira, João Cesar dos Metalúrgicos, José Antonio Cabeleireiro, José Roberto – O Panificador, Julio do Taekwondo, Kilder das Parabólicas, Luizão do Sacolão Delta, Marcelo Barbosa do Carroxadrez, Marcelo Contador, Marcelo Mecânico, Marcia Fú do Volley, Marcilio do Desinfetante, Mestre Pinheiro, Moacir da Cofercil, Nilza Camelô, Orlando Telemig, Oséias Motoboy, Paulinho da Funalfa, PC do Bar, Tião Netto Borracheiro, Toninho Motoboy, Vicente do Carinhoso, Wagner do Sindicato, Wania Bar, Wellington do Conselho, Xim do Letreiro, Zé de Instalex, Zé Roberto Carreteiro.

Regiões: Dada do Vitorino, Milton da Zona Norte, Oséias de Igrejinha, Tião do Morro.

Área da saúde: Ivan Farmácia São Luiz, Marly da Clínica, Matilde Enfermeira, Roberto Felippe da Farmácia, Rosaninha Hps, Silvio dos Remédios, Soraia Nutricionista.

Diversificados: Adriano66, Tim Maia, Thuthu, Eliane Criatura, Jorge Uhuhuh, Juninho das Pernas Mecânicas, Mestre Sabão, Taxinha, Terezinha Terror.

O Rio Grande do Norte também teve suas pérolas na campanha passada (por município, excluindo Areia Branca que terá um listão específico com seus candidatos de nomes exóticos):

São Fernando – Baiquinha

Baia Formosa – Samuca

Baraúna – Irmão Maninho e Marquinhos Churrasco

Carnaúba dos Dantas – Boboca, Pepeto, Dué

Acari – Colhega

Campo Grande – Bibi de Nenca

Jardim de Piranhas – Antonio Macaco, Zé Pastilha, Bebim, Luiz Cabeção, Chó,

Coronel Ezequiel – Boba

Coronel João Pessoa – Pachica

Cruzeta – Lalau, Boquilha

Jardim do Seridó – Zé da Noite, O Doido

Lajes Pintadas – Preta de Jucier

Parelhas Formiga Preta

Pedra Preta – Sopa

Santa Maria – Douta

São João do Sabugi – Bola

Taipu – Professor Dedé de Fulô

Caicó – Leleu, Vovô,  Rato, Lobão, Gurí, Bebeca

Touros – Jota Jota

São José do Seridó – Carcará, Buda, Boró, Lalá Carcará, Pororoca, Burrego, Nó Cego, Miúda e Amigo Velho

Ouro Branco – Turica

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *