Nos maiores Estados do país, a presença de evangélicos em alguns dos principais cargos políticos não é mais nenhuma novidade. Mas, no Rio Grande do Norte, poucos perceberam a presença, a força e a importância que este segmento pode representar em uma campanha política.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, estão aptos a votar nas próximas eleições potiguares mais de 430 mil eleitores evangélicos. Número suficiente para decretar a vitória ou derrota de qualquer candidato ao Senado ou ao governo do Estado nas urnas de outubro.
Adenúbio Melo quer ser o representantes dos evangélicos potiguares na Câmara Federal
Consciente disso é que o vereador Adenúbio Melo (PSB), líder evangélico na Câmara Municipal de Natal, decidiu enfrentar o desafio de conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Na Assembleia legislativa o segmento conta com um representante. É o deputado estadual Antônio Jácome (PMN) que busca a reeleição para continuar sendo o porta-voz dos evangélicos naquela Casa. O pastor Jácome (foto abaixo) é um dos mais atuantes parlamentares do Estado, com ações que chegam a todos os municípios.
O número impressiona se levar em consideração que, em 2006, pouco mais que 11 mil votos (0,76%) elegeram Rosalba Ciarlini (DEM) senadora pelo Rio Grande do Norte. Os dados chamam ainda mais atenção se considerar que naquela mesma eleição, a então governadora Wilma de Faria (PSB) conquistou a reeleição sobre Garibaldi Alves Filho (PMDB) por uma diferença de quase 75 mil votos (4,76%).
Mas, apesar dos números e da importância do segmento evangélico nas eleições do RN, a representação do grupo se restringe apenas a alguns deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Para o vereador Adenúbio Melo, que disputa pela primeira vez uma vaga de deputado federal, “o segmento já provou que não é nenhum povinho, mas uma nação que merece respeito”.
Ainda de acordo com o vereador candidato, este é o momento certo dos evangélicos se unirem em torno dos seus representantes. “Precisamos de alguém que nos represente na Câmara e trabalhe em defesa dos interesses da família, das necessidades do nosso povo”, disse Adenúbio.