Luciano Oliveira - [email protected]

Fachada da sede do Curso vai capacitar gestores a utilizar ferramenta para consulta de acúmulo de cargos de servidores

Curso vai capacitar gestores a utilizar ferramenta para consulta de acúmulo de cargos de servidores

Fachada da sede do Tribunal de Contas do Estado (Foto: Reprodução/TCE-RN)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), por meio da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, vai oferecer um curso gratuito para capacitar gestores a utilizar a ferramenta eletrônica, desenvolvida pelo próprio TCE, de consulta de acúmulo de cargos de servidores públicos.

O curso “Acúmulo de Cargos dos Servidores Públicos: Principais Aspectos e Ferramentas Eletrônica de Consulta” será realizado em duas datas, 8 e 15 de junho, no horário das 9h30 às 12h30, em formato online, com transmissão pelo canal do Youtube do TCE: https://www.youtube.com/c/TCERN_oficial

Podem participar representantes de órgãos jurisdicionados ao Tribunal de Contas, como gestores públicos, gestores de recursos humanos, servidores responsáveis pelo envio do SIAI-DP, membros do controle interno e membros de comissão especial de apuração de acúmulo de cargos.

As inscrições estão abertas neste link: http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0

O curso será ministrado pelo instrutor Allan Ricardo Silva de Souza, Auditor de Controle Externo do TCE-RN. Ele tem graduação em Direito e Administração pela UFRN e Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pela UnP.

Ferramenta

O TCE-RN disponibilizou aos jurisdicionados, neste mês de maio, por meio do Portal do Gestor, uma nova ferramenta de consulta de “Acúmulo de Cargos” que permitirá a verificação de todos os vínculos públicos dos servidores pertencentes aos seus quadros funcionais.

A Constituição Federal estabelece, como regra geral, a vedação ao acúmulo de cargos públicos, ressalvando apenas as hipóteses nela expressamente previstas, como, por exemplo, a de dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade de horários.

Dessa forma, a nova ferramenta de consulta disponibilizada pelo TCE-RN permitirá que os próprios gestores públicos tenham informações atualizadas sobre a situação funcional dos seus servidores, facilitando a identificação de eventuais acúmulos de cargos públicos irregulares existentes.

A ferramenta também visa evitar o surgimento de novas situações irregulares, tendo em vista que os gestores terão informações prévias de eventuais vínculos públicos de possíveis candidatos a contratações ou nomeações.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade