Luciano Oliveira - [email protected]

Curso de moço de convés poderá não acontecer devido número reduzido de candidatos inscritos; Federação busca solução para viabilizar processo

RICARDO PONZI E FRANCISCO VENTURARicardo Ponzi, presidente da FNTTAA, e Francisco Ventura, Diretor Regional da Federação, buscam alternativas para curso acontecer  

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte emitiu no dia 25 de fevereiro, edital para processo seletivo de admissão ao Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-I C), do grupo marítimo Moço de Convés, com período de inscrição de 25 de fevereiro a 11 deste mês, podendo ser feitas em Natal e em Areia Branca, em seus órgãos executores.

Ao contrário dos anos anteriores, que centenas de candidatos disputavam uma vaga, este ano o número de inscritos não preencheu nem o total de vagas ofertadas, que eram 30 em Natal e 30 em Areia Branca. Para o curso ser realizado, seria necessária a inscrição de 50% das vagas disponíveis, ou seja, 15 candidatos.

No último dia de inscrição foram registrados 23 candidatos aptos para serem submetidos a uma prova escrita eliminatória, em nível de 9º ano do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e Matemática.

Segundo apurou o Blog, no último dia 12, aconteceu uma surpresa. Uma empresa da cidade que teria indicado 10 candidatos, retirou da Agencia da Capitania dos Portos em Areia Branca a carta de recomendação. Com o número reduzido para 13 candidatos, ficou inviabilizada a realização do curso.

Ainda de acordo com o que foi levantado pelo Blog junto ao setor marítimo, um dos motivos da restrição da quantidade de candidatos, deve-se ao fato da carta de recomendação exigir da empresa o compromisso de fornecer as vagas para estágio embarcado para cumprimento do Programa de Instrução no Mar (PIM), pelo período de dois meses mediante assinatura de convênio para os candidatos. Além disso, o estágio para o Praticante de Moço de Convés deverá ser a bordo de embarcação classificada para navegação em mar aberto, com arqueação bruta igual ou superior a 500.

Apesar das barcaças das empresas de Areia Branca possuir arqueação bruta superior a 500 e navegarem em mar aberto, o transporte de sal entre o Terminal Salineiro e as cidades de Galinhos, Macau e Areia Branca é classificado como “navegação interior parcialmente abrigada” (Área 2). AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS OK             Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, responável pelas inscrições dos candidatos

Por determinação da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, a Superintendência do Ensino Profissional Marítimo, elaborou o Programa de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM – 2013) com reformulação nos cursos de formação de aquaviários, tais como: moço de convés, moço de máquinas e pescador e de adaptação como, cozinheiro, taifeiro e auxiliar de saúde. As medidas atingiram vários estados, sendo alguns inviabilizados de realizarem os determinados cursos

O sindicalista e Diretor Regional da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários (FNTTAA) em Areia Branca, Francisco Ventura, informou que está preocupado com a possibilidade de não acontecer o curso em Areia Branca.

Diante disso, por meio do assessor jurídico da FNTTAA, advogado Dario Lima, foi enviado ofício ao Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Capitão-de-Fragata, Rodolfo Góis de Almeida, questionando alguns itens do edital, na expectativa de ser encontrada uma solução viável para a realização do curso CFAQ-I C, (Moço de Convés) em Areia Branca.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade