Luciano Oliveira - [email protected]

“Cultura e saber na casa da Geralda” movimentará a comunidade escolar até o dia 28 com gincana junina e outros eventos

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GERALDA CRUZ, LOCAL  DAS PROVASGincana e eventos juninos vão movimentar a Escola Geralda Cruz durante os próximos dias

A Escola Municipal Professora Geralda Cruz, a maior do município em termos de estrutura e número de alunos matriculados, está desenvolvendo o Projeto Gincana Junina 2013, que tem como tema “Cultura e saber na casa da Geralda”. As atividades são realizadas na área interna do estabelecimento de ensino e vão até o dia 28 deste mês, tendo como público alvo professores, funcionários, pais e alunos.

A comissão organizadora do evento, tendo à frente a diretora da escola, Maria da Conceição de Souza, explica que em virtude das datas comemorativas aos santos juninos Antônio, João, Pedro e Paulo, como também por se tratar de uma festa regional, tradicionalmente vivenciada na cultura nordestina, a equipe se propôs a constituir uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguística,  visando desenvolver a  integração entre os corpos docente e discente e a comunidade escolar. 

De acordo com a comissão, o projeto tem como objetivo a valorização das tradições, integração da comunidade escolar, resgate social, exercendo a cidadania por meio de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo ao aluno a ampliação de seu universo, conhecendo a origem da festa junina,  seus símbolos e seus valores, e o resgate de brincadeiras, da culinária típica e danças.

A culminância do projeto será dos dias 27 e 28 com a gincana acontecendo em quatro etapas. A primeira será dia 27, com as turmas divulgando a competição em forma de comboio, com todos os participantes caracterizados.

A segunda etapa da gincana será dia 28, começando com anúncio da turma que vendeu mais bilhetes e o campeão de arrecadação de alimentos (cestas  básicas). Posteriormente haverá perguntas culturais entre os participantes. Na sequência será exigida uma tarefa surpresa.

A terceira etapa do projeto, ainda no dia 28, às 17h, consiste na escolha da Rainha do Milho, disputa que envolverá as representantes de cada turma, onde serão observados como quesitos a desenvoltura, carisma, caracterização e resposta à pergunta cultural. Ainda valendo pontuação, haverá competição da apresentação cultural e danças temáticas, que serão sorteadas antecipadamente (xote, xaxado, baião, forró e quadrilha por turno).

A quarta etapa será o encerramento da gincana, estando previstas apresentações do programa Mais Educação e a quadrilha improvisada da escola. O ponto alto desse derradeiro dia de programação será a divulgação da turma vencedora. 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade